v. 10 n. 2 (2023): Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial

Obra de arte denominada Luz da artista Tânia Prado. Ramos de flores em tons de verde simbolizando esperança e em amarelo simbolizando Luz.
Publicado: 2023-11-24

Edição completa

Editorial

  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL”

    Washington Cesar Shoiti NOZU, Kamila LOCKMANN
    07-10
    DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p07-10

Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial

  • JUSTIÇA SOCIAL COMO IGUALDADE DE ACESSO POR UMA ABORDAGEM ANTICAPACITISTA DOS DIREITOS HUMANOS

    Gustavo Martins PICCOLO
    11-24
    DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p11-24
  • ASSISTENCIALISMO E REPRESENTATIVIDADE ALEGÓRICA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

    Viviane Nunes SARMENTO, Wender Paulo de Almeida TORRES
    25-38
    DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p25-38
  • ACESSIBILIDADE E JUSTIÇA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL UMA QUESTÃO DE DIREITOS HUMANOS

    José Aparecido da COSTA, Alexandra Ayach ANACHE, Eladio SEBASTIÁN-HEREDERO
    39-50
    DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p39-50
  • PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO FALEMOS DE GESTÃO E ACESSIBILIDADE

    André Henrique de LIMA, Leonardo Santos Amâncio CABRAL
    51-60
    DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p51-60
  • DIREITO À ACESSIBILIDADE EM EDIFICAÇÕES E TRANSPORTES ESCOLARES DECISÕES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO DO SUL

    Cristiane da Costa CARVALHO, Washington Cesar Shoiti NOZU, Ana Cláudia dos Santos ROCHA
    61-78
    DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p61-78
  • JUDICIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO ESCOLAR NA REDE REGULAR DE ENSINO EM UM MUNICÍPIO DE MATO GROSSO DO SUL

    Charyze de Holanda Vieira MELO, Mônica de Carvalho Magalhães KASSAR
    79-92
    DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p79-92
  • TENDÊNCIAS DA JUDICIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

    Sheila Lopes de BARROS, Débora DAINEZ
    93-106
    DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p93-106
  • DIREITO À EDUCAÇÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PERCEPÇÃO DOS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS COORDENADORIAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE SANTA CATARINA

    Francislanny Pereira de JESUS, Grazielle Franciosi da SILVA, Geovana Mendonça Lunardi MENDES
    107-122
    DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p107-122
  • AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR E AS NARRATIVAS DOCENTES UMA ANÁLISE A PARTIR DOS MODELOS DE DEFICIÊNCIA

    Nadine Silva dos SANTOS, Kamila LOCKMANN, Rejane Ramos KLEIN
    123-142
    DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p123-142
  • “OMNICRÍTICA” DAS CULTURAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS À PERSPECTIVA OMNILÉTICA

    Allan Rocha DAMASCENO, Mônica Pereira dos SANTOS, Rosangela Costa Soares CABRAL
    143-158
    DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p143-158
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIREITOS HUMANOS, FORMAÇÃO DOCENTE E DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA

    Valdelúcia Alves da COSTA
    159-172
    DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p159-172
  • FORMAÇÃO DOCENTE EM PERSPECTIVA INCLUSIVA RETROCESSOS, LACUNAS E DISTANCIAMENTOS NO CONTEXTO BRASILEIRO

    Ana Paula Dias Pazzaglini ROLDI, ERICA Pereira NETO, Décio Nascimento GUIMARÃES
    173-188
    DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p173-188