Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial
e-ISSN:2764-6440
ISSN (Impresso): 2358-8845
Versão OJS 3.3.0.6
atualização 11/06/2021
A Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (RDPEE) foi criada em 2014, sendo um periódico semestral e com publicação de artigos científicos sobre temáticas diversas em Educação Inclusiva. Tem como foco incentivar a publicação no campo de estudos em Educação, destacando a deficiência como uma característica da diversidade humana. Ainda tem como foco a escola como ideário de luta pela valorização da pluralidade dos que nela transitam e estão relacionados com os aspectos constitutivos dos processos de ensinar e aprender e da contribuição para pensar o desenvolvimento humano em áreas correlatas. Como escopo busca apresentar e divulgar estudos oriundos de pesquisas sobre políticas, culturas e práticas educacionais inclusivas, bem como tensionar temas atuais propondo uma análise crítica da Educação Especial na perspectiva inclusiva.
A RDPEE não possui taxa de publicação e de editoração (articles processing charges – APC). Atende à demanda de fluxo contínuo, podendo haver números especiais organizados na forma de Dossiês Temáticos, organizados a partir de seleção de trabalhos apresentados e/ou premiados em eventos científicos da área ou, ainda, selecionados por meio de edital específico.
A revista online está aberta a toda comunidade científica, com acesso por meio do Portal de Periódicos da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FFC/UNESP). Para garantir um maior número de autores na revista, cada autor e/ou coautor poderá publicar somente um artigo por ano. O trabalho submetido à revista deverá apresentar um autor com o título de doutor e, no máximo, três autores por trabalho. As colaborações para a RDPEE podem ser apresentadas como: ensaios teóricos, relatos de pesquisa e resenhas. A revista, eventualmente, poderá aceitar outros tipos de contribuições que não se enquadram nessas seções fixas, a saber: revisão bibliográfica, relatos de experiência, artigos técnicos e depoimentos e/ ou entrevistas.
A Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial estará disponível online e seu acesso é gratuito.
MANUSCRITOS PRIORIZADOS PELA REVISTA
Ensaio Teórico
Trabalhos teóricos encomendados pela Comissão Editorial, que retratam o conhecimento aprofundado do autor para refletir criticamente sobre um constructo científico existente e/ou articulá-lo às áreas da Educação Especial e da Educação na perspectiva inclusiva, bem como cooperar para seus avanços. Os textos para esta seção consistem, ainda, em descrições de desenhos diversos, para diferentes realidades e/ou situações que expressem como o universo da Educação Especial e da Educação na perspectiva inclusiva se apresenta. Relacionam-se ao conceito de sociedade inclusiva e de seu reconhecimento, especialmente pelas esferas governamentais.
Relatos de Pesquisa
A estrutura típica deste texto consiste em diferentes seções, que refletem os estágios do processo de investigação científica, os quais podem aparecer na seguinte ordem: introdução com os objetivos de investigação; método; resultados; discussão; e conclusão ou considerações finais.
Não será considerados texto originários de recortes de teses e dissertações. O texto deve ser elaborado como resultante de um processo de investigação científica.
Resenhas
Consiste em um texto de apreciação e apresentação de livros ou coletâneas da área de Educação Especial publicados até, cinco anos antes da data de envio da resenha.
OUTRAS SEÇÕES
Revisão Bibliográfica
A Revisão de Literatura deve ser composta de sínteses de pesquisas ou meta-análises, com uma avaliação crítica de um material já publicado. Espera-se que os autores, ao integrar e avaliar os dados, explicitem possíveis lacunas e avanços na área da Educação Especial e/ou Educação na perspectiva inclusiva. Muito embora não haja uma estrutura de seções pré-definidas para este tipo de contribuição, os autores devem atentar também para aspectos fundamentais do método desse tipo de texto, a saber: bases de busca e critérios para a realização dessa busca; período do levantamento e descritores considerados; como foi analisado o material encontrado; e, por fim, sugere-se que esse material seja apresentado numa seção de resultados, de acordo com os padrões atuais dos periódicos científicos qualificados ou avaliados por pares. Sugere-se, também, o uso de ferramentas atuais que auxiliam na elaboração dessas buscas, tais como: Parsifal, Zotero e NVivo.
Relatos de Experiência
Descrição nos moldes científicos de procedimentos e tecnologias educacionais, com vistas a um melhor equacionamento de situações ou problemas educacionais e/ou melhor atuação do profissional da área de Educação Especial. As seções desse texto são mais livres, mas é de fundamental importância a presença de uma introdução e de um desenvolvimento que explicite a condução da experiência.
Depoimentos e/ou Entrevistas
Seção aberta a pesquisadores e/ou personalidades com representação pública na área de Educação Especial, com vistas à descrição de depoimentos e/ou entrevistas sobre temas relevantes para a revista.
Publicação semestral, sendo organizados dois fascículos por ano.
Taxas para submissão de textos e outras propostas
Não há taxa de qualquer natureza ao usuário para proposições e edição na Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial.
Para garantir uma maior democratização do acesso ao conhecimento científico, o periódico adota a licença Atribuição CC BY. Os leitores têm acesso livre e imediato ao conteúdo. O periódico autoriza a distribuição, remixagem, adaptação e criação da obra, mesmo para fins comerciais, desde que o crédito seja atribuído ao autor.
Os autores cedem o direito de primeira publicação à Revista, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Atribuição CC BY. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito aos autores. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Nos termos da Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 – Lei Geral de Proteção de Dados, forneço à Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial - RDPEE consentimento expresso para o tratamento de meus dados pessoais.
Os dados pessoais informados neste periódico serão usados, exclusivamente, para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros, exceto para cumprimento de obrigações contratuais e legais.
A Revista é hospedada no Portal de Periódicos da UNESP, o que garante a preservação de seu conteúdo digital de duas formas. Cópias de segurança (backups) são realizadas diariamente. O conteúdo também é preservado pela Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana). Como iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Rede Cariniana faz parte do programa Lots of Copies Keep Stuff Safe (LOCKSS), da Stanford University.
As diretrizes do COPE (aqui) e do Council of Science Editors (aqui) são seguidas para a correção de artigos. Com base nessas fontes, há três métodos para a correção de literatura científica:
Os editores analisarão todas as comunicações que apontem problemas em uma publicação, sejam menores ou significativos. Os pedidos de correções devem ser enviados para o e-mail: dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br . Se os editores confirmarem as alegações, eles podem considerar solicitar aos autores a correção de erros ou enganos pontuais, ou podem considerar retratar uma publicação, baseando-se nas diretrizes do COPE (aqui) e do Council of Science Editors (aqui) para a correção de artigos.
Os editores podem considerar retratar uma publicação quando:
Os editores não considerarão retratar uma publicação quando:
O pedido e a escrita da correção devem ser feitos pelo/a autor/a responsável pelo artigo. Caso haja discordância entre os/as autores/as sobre o que está sendo corrigido, o/a editor/a do periódico se torna responsável pela escrita da correção. A errata, retratação ou expressão de preocupação será publicada o mais rapidamente possível, permanecendo o artigo na página da revista com a respectiva indicação de correção.
Google Scholar - https://scholar.google.com.br/citations?user=t6_6jxAAAAAJ&hl=pt-BR
Edubase - http://stela.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/58