ASSISTENCIALISMO E REPRESENTATIVIDADE ALEGÓRICA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Viviane Nunes SARMENTO Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFAPE
  • Wender Paulo de Almeida TORRES Rede Municipal de Educação de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-0785-520X

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p25-38

Palavras-chave:

Assistencialismo, Representatividade Alegórica, Pessoas com deficiência, Bolsonarismo

Resumo

No presente ensaio teórico, buscamos analisar os retrocessos relacionados aos direitos das pessoas com deficiência mediante as estratégias de assistencialismo e representatividade alegórica do governo Bolsonaro e compreender como o bolsonarismo ainda se faz presente nas práticas capacitistas, mesmo com o fim do mandato do ex presidente Jair Bolsonaro. Desta feita, organizamos as discussões em três pontos cruciais para aprofundamento do tema:  1. Assistencialismo e retirada de direitos, evidenciando retrocessos normativos e/ou sociais durante o período de governo do ex presidente do Brasil Jair Bolsonaro; 2. Compreensão da representatividade sustentada como bandeira, mas utilizada como alegoria como principal estratégia para implementação do bolsonarismo em relação a pauta das pessoas com deficiência; e, por fim, 3. refletimos sobre a atual conjuntura mediante a retomada das políticas de inclusão. Analisamos que o ex governo Bolsonaro, de maneira dissimulada, apropriou-se das pautas de representatividade e acessibilidade, fortificando no imaginário social a desumanização das pessoas com deficiência, através do discurso sorrateiro do assistencialismo, sendo portanto, violados os direitos sociais, éticos e políticos desses sujeitos. Consubstanciados nesse fato, mesmo com a recente posse de Luís Inácio Lula da Silva – o qual permanece inoperante em relação à temática -, existem inúmeras consequências e enfretamentos às práticas bolsonaristas no que se refere a (re)construção desses retrocessos que precisam ser realizadas.

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Biografia do Autor

Viviane Nunes SARMENTO, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFAPE

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (2009), graduação em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió (2009), Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2013) e Doutora em Educação também pela Universidade Federal de Alagoas (2018). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco, pesquisadora do Needi (Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade) e coordenadora do Grupo de Estudos em Psicologia Sócio -Histórica Inclusão e surdez. Tem atuado principalmente com as seguintes discussões: Educação de Surdos, Pesquisa Colaborativa e Análises Sócio-Históricas, tendo por base Vigotski, acerca da deficiência. Também contribuído como colunista para o Jornal Brasil de Fato Pernambuco.

Wender Paulo de Almeida TORRES, Rede Municipal de Educação de Pernambuco

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2014). Graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa- UNIFACVEST (2019), Pós Graduação em LIBRAS pela Faculdade de Educação da LAPA (2017) .Foi Coordenador de Proteção Especial na Central de Libras de Garanhuns (2017-2020) e Professor Tradutor Intérprete de Libras - Escola Estadual Simoa Gomes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino.

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Publicado

2023-11-24

Como Citar

SARMENTO, V. N., & de Almeida TORRES, W. P. (2023). ASSISTENCIALISMO E REPRESENTATIVIDADE ALEGÓRICA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 10(2), 25–38. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p25-38

Edição

Seção

Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial