DIREITO À ACESSIBILIDADE EM EDIFICAÇÕES E TRANSPORTES ESCOLARES

DECISÕES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Cristiane da Costa CARVALHO Procuradoria do Estado de Mato Grosso do Sul
  • Washington Cesar Shoiti NOZU Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Ana Cláudia dos Santos ROCHA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p61-78

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Pessoas com Deficiência, Condições de Acesso e Permanência na Escola, Judicialização

Resumo

O direito à acessibilidade da pessoa com deficiência, em suas variadas dimensões (urbanística, arquitetônica, mobiliária, de transporte, de informação e de comunicação, dentre outras), é garantido pelo ordenamento jurídico brasileiro. Em face das previsões normativas, a não efetivação desse direito tem ensejado o fenômeno da judicialização. Nesse sentido, o presente artigo almeja analisar decisões do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) relacionadas ao direito à acessibilidade em edificações e transportes de escolas públicas sul-mato-grossenses. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental no sítio eletrônico do TJMS, com seleção de 20 decisões referentes à temática. Os resultados foram apresentados por meio de três eixos analíticos, com a caracterização das decisões e a síntese dos entendimentos do TJMS sobre o direito à acessibilidade em edificações e transportes escolares, nos sistemas estadual e municipais de ensino. Espera-se que o estudo contribua para divulgar o posicionamento atual do Poder Judiciário estadual sobre a tutela desse direito e debater as possíveis repercussões dessas decisões na elaboração e concretização das políticas públicas voltadas para a acessibilidade de estudantes com deficiência.

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Biografia do Autor

  • Cristiane da Costa CARVALHO, Procuradoria do Estado de Mato Grosso do Sul

    Procuradora do Estado de Mato Grosso do Sul. Mestra em Fronteiras e Direitos Humanos e Especialista em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Federal da Grande Dourados. Graduada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI).

  • Washington Cesar Shoiti NOZU, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

    Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos (Mestrado) da UFGD. Doutor e Mestre em Educação pela UFGD. Especialista em Educação, Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Estágio de Pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande. Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI).

  • Ana Cláudia dos Santos ROCHA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

    Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS/CPTL. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Mestra em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos. Graduada em Direito pela Instituição Toledo de Ensino. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Direitos Fundamentais. Membro da Rede Latino-Americana e Caribenha de Educação em Direitos Humanos e da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos.

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Publicado

2023-11-24

Edição

Seção

Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial

Como Citar

CARVALHO, Cristiane da Costa; NOZU, Washington Cesar Shoiti; ROCHA, Ana Cláudia dos Santos. DIREITO À ACESSIBILIDADE EM EDIFICAÇÕES E TRANSPORTES ESCOLARES: DECISÕES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO DO SUL. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 10, n. 2, p. 61–78, 2023. DOI: 10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p61-78. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/15034.. Acesso em: 12 nov. 2024.