Normas para publicação

Forma de Submissão

A submissão dos textos à Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (RDPEE) deve ser feita, exclusivamente, pelo site da Revista. O(s) autor(es) devem organizar o texto conforme as orientações disponíveis nas diretrizes para autores e submeter o arquivo no sistema eletrônico da revista.

Submissão para avaliação

Todo artigo deve ser submetido no sistema da Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (RDPEE), contendo todas as informações dos autores. É obrigatório o preenchimento de todos os metadados. Esses dados constarão na publicação, após avaliação do texto e, portanto, são de responsabilidade de quem submete o texto ao processo de avaliação.

Processo de avaliação por pares

Todos os artigos submetidos à Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (RDPEE) que estiverem de acordo com as “Diretrizes para autores” e com a política editorial da RDPEE serão analisados pelo Conselho Editorial, em duas fases:  a) quanto ao seu mérito e adequação científica e b) encaminhamento para avaliadores de reconhecida competência no tema, para emissão de parecer (peer review). Ao longo desse processo de julgamento, o anonimato é garantido e as sugestões dos avaliadores são consideradas. A decisão final sobre a aprovação ou rejeição do artigo é de responsabilidade dos Editores da Revista.

A decisão dos editores é realizada em duas fases. A decisão da primeira fase, tem como objetivo a consideração da pertinência, do interesse e da qualidade dos artigos, assim como, dos critérios definidos de acordo com a política editorial da revista e as normas para a apresentação de originais.  A segunda fase é constituída pelos pareceres emitidos e irão fundamentar a decisão final do Conselho Editorial da RDPEE, no que se refere à publicação dos artigos.

ESTRUTURA DO TEXTO

Resumo e palavras-chave: deverá expor o objetivo, materiais e métodos, resultados e considerações finais, quanto se tratar de relato de pesquisa. No caso dos demais tipos de texto, serão aceitas variações, exceto para revisões de literatura, que deverão seguir também os itens descritos anteriormente. Os resumos deverão conter, no máximo, 250 palavras, ser digitados sem parágrafos e sem citações de autores e datas. As palavras-Chave devem ser indicadas após o resumo (mínimo de três e máximo de cinco palavras) e separadas por ponto final. Para a seleção das palavras que melhor representam a pesquisa, deve-se utilizar o site do Thesaurus Brasileiro da Educação, disponível na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, http://inep.gov.br/thesaurus-brasileiro-da-educacao.

Abstract e Keywords: o resumo em inglês, bem com os descritores, deverão ser apresentados logo após o resumo em português, seguindo as mesmas normas apontadas anteriormente. No corpo do texto deve-se considerar as indicações de acordo com o tipo de manuscrito submetido e seguir as orientações de formatação para resumo, com atenção ao número máximo de 250 palavras.

Referências: devem ser organizadas em ordem alfabética, alinhadas à esquerda, com espaçamento simples e elaboradas de acordo com as normas da ABNT, NBR 6023:2018.

Agradecimentos: devem ser incluídas as colaborações relacionadas ao reconhecimento técnico da pesquisa, por exemplo, o apoio financeiro.

Ensaios teóricos, Relatos de Pesquisa e Revisões de Literatura: devem ser digitados em papel A4 e com páginas numeradas (canto superior direito). Conter no mínimo 16 e no máximo 20 laudas, incluindo figuras, tabelas e referências. O espaçamento no corpo do texto deve ser de 1,5 cm, fonte do tipo Times New Roman, tamanho 12, texto justificado e parágrafos com 1,25 cm. As margens deverão seguir 2,5 cm para esquerda, direita, inferior e superior.

Relatos de Experiência e Depoimentos e/ou Entrevistas: os textos devem ser digitados em papel A4 e com páginas numeradas (canto superior direito). Conter no mínimo 8 e no máximo 12 laudas, incluindo as referências. O espaçamento no corpo do texto deve ser de 1,5 cm, fonte do tipo Times New Roman, tamanho 12, texto justificado, parágrafos com 1,25 cm. As margens deverão seguir 2,5 cm para esquerda, direita, inferior e superior.

Resenhas: o texto deverá conter todas as informações para a identificação do trabalho comentado e ser redigido, por, no máximo, dois autores. Devem ser digitadas em papel A4 e com páginas numeradas (canto superior direito). Conter no mínimo 2 e no máximo 3 laudas, incluindo as referências. O espaçamento no corpo do texto deve ser de 1,5 cm, fonte do tipo Times New Roman, tamanho 12, texto justificado, parágrafos com 1,25 cm. As margens deverão seguir 2,5 cm para esquerda, direita, inferior e superior.

Notas de rodapé ou ao final do texto: devem ser evitadas e, quando isso não for possível, estas devem ser colocadas no pé da página, utilizando o recuso disponível no editor de texto (Word); as remissões para o rodapé devem ser feitas por números, na entrelinha superior.

Ilustrações:  são consideradas as figuras, desenhos, gráficos, quadros, mapas, esquemas, fórmulas, modelos gráficos e fotografias. As legendas devem ser inseridas abaixo das ilustrações, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e centralizadas. No caso de imagens que indiquem indivíduos ou grupo de indivíduos, deverá ser apresentada, à Comissão Editorial, cópia dos documentos em que conste a autorização destes para publicação do material. No entanto, não poderão revelar a identidade dos indivíduos.

Tabela: apresentam informações tratadas estatisticamente e devem seguir os padrões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O título deve ser inserido na parte superior, centralizado, e a numeração é consecutiva, em algarismos arábicos. Caso seja necessário especificar a fonte dos dados, esta deve ser colocada abaixo da tabela e o texto alinhado à esquerda.

Anexos e Apêndices: devem ser evitados. No entanto, aqueles de extrema importância para a compreensão ou complementação do texto principal, podem ser inseridos.

Nota: os dados e conceitos emitidos nos textos, bem como a exatidão das referências bibliográficas e aspectos éticos (pesquisas com seres humanos – Resoluções 466/2012 e 510/2016) são de inteira responsabilidade dos autores.

Os trabalhos que não se enquadrarem nas normas da Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial serão devolvidos aos autores ou serão solicitadas adaptações, indicadas no sistema para submissão da revista, antes de seu envio aos pareceristas ad hoc.