Normas para publicação

Forma de Submissão

A submissão dos textos à Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (RDPEE) deve ser feita, exclusivamente, pelo site da Revista. O(s) autor(es) devem organizar o texto conforme as orientações disponíveis nas diretrizes para autores e submeter o arquivo no sistema eletrônico da revista.

Submissão para avaliação

Todo artigo deve ser submetido no sistema da Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (RDPEE), contendo todas as informações dos autores. É obrigatório o preenchimento de todos os metadados. No ato de submissão, solicitam-se dos autores: nome completo; vínculo institucional ou última ocupação profissional; cidade, estado e país da instituição; titulação (graduado, especialista, mestre/mestrando, doutor/doutorando), endereço, telefone, celular, e-mail de contato e número do registro ORCID. Esses dados constarão na publicação, após avaliação do texto e, portanto, são de responsabilidade de quem submete o texto ao processo de avaliação.

Diretrizes e Avaliação por pares

Toda contribuição submetida à Revista passa, primeiramente, por uma avaliação preliminar dos Editores que analisa a adequação dos trabalhos segundo a linha editorial da Revista, sua adequação ao escopo, e aspectos como contribuição e ineditismo do texto. As submissões que passaram pelo processo de verificação editorial, são encaminhadas para duas/dois avaliadoras/es ad hoc especializadas/os na temática, que servirão de subsídio aos editores, podendo-se consultar um/a terceira/o parecerista em caso de conflito nas avaliações. O sistema de revisão é duplo cego (Double Blind Review): os nomes dos/as pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos/as autores/as perante os/as pareceristas.  

Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta relevância do tema, originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, conclusões e contribuição oferecida para o conhecimento da área.

 Os pareceres poderão resultar em 4 tipos de avaliações: Aceitar; Aceitar com revisões; Submeter novamente para avaliação; Rejeitar.

 A publicação de trabalhos está condicionada ao cumprimento das recomendações dos pareceristas.

Diretrizes para Avaliadores

Os especialistas devem preencher seu parecer observando os seguintes critérios:

  1. Relevância social e contribuições potenciais do artigo para a área da Educação e Educação Especial ;
  2. Diálogo com o conhecimento produzido sobre a temática;
  3. Consistência teórica e metodológica;
  4. Boa estruturação, clareza, argumentação sólida e fundamentada.

Ao final da avaliação, deve-se escolher uma das seguintes opções oferecidas pelo sistema de gerenciamento eletrônico da revista:

  • Aceitar
  • Correções obrigatórias
  • Submeter novamente para avaliação
  • Submeter a outra revista
  • Rejeitar
  • Ver comentários

A opção “Correções obrigatórias” deve ser utilizada nas situações em que o manuscrito tenha efetivo potencial de publicação. No caso de textos que exijam significativas modificações, indica-se sua rejeição. A opção “Submeter novamente para avaliação” deve ser utilizada quando o parecerista considerar necessário o encaminhamento para outro especialista. A opção “Ver comentários” só deve ser utilizada quando o avaliador estiver em dúvida sobre sua decisão. 

Compromisso ético

O periódico segue os padrões éticos de publicação do Committee on Publication Ethics (COPE), cujos princípios estão descritos aqui. Práticas de plágio, autoplágio, falsificação e fabricação de dados não são permitidas. Essas más condutas científicas são definidas, respectivamente, pela Academia Brasileira de Ciências da seguinte maneira neste endereço

  1. Plágio envolvendo a apropriação de ideias e do trabalho de outros sem o crédito devido;
  2. Autoplágio ou republicação de resultados científicos já divulgados, como se fossem novos, sem informar publicação prévia;
  3. Falsificação ou manipulação de dados, procedimentos e resultados;
  4. Fabricação de resultados e de registros como se fossem reais;

A Comissão Editorial se compromete com os princípios de impessoalidade, transparência e confidencialidade nas avaliações, preservando os direitos de avaliadores/as, autores/as e instituições envolvidos/as no processo editorial.

Todos os manuscritos submetidos ao periódico são examinados por meio de programas de detecção de plágio (Turnitin). Se plágio, autoplágio (reciclagem de texto) ou publicação redundante for identificado, os editores tomarão medidas seguindo as diretrizes do Comitê de Ética em Publicações-COPE e considerarão a possibilidade de suspender o processo de avaliação ou retratar uma publicação (conforme a Política de errata e Retratação).

Condições para  a submissão

Para que a proposição seja aceita, o primeiro passo consiste em verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. Os autores e/ou coautores deverão excluir seu nome ou qualquer referência a ele de todo o corpo do texto a ser submetido, substituindo-o por “Autor”.

A RDPEE aceita para apreciação textos em português e outros idiomas. 

A submissão a RDPEE deve ser exclusiva, isto é, os textos não poderão ser enviados a outros periódicos simultaneamente.

Os trabalhos a serem submetidos devem ser inéditos. Não podem ter sido publicados anteriormente com atribuição de DOI  (Document Object Identifier),  ISSN  (International Standard Serial Number; sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas) ou  ISBN  (International Standard Book Number).

Todos os manuscritos submetidos ao periódico são examinados por meio de programas de detecção de plágio (Turnitin). Se plágio, autoplágio (reciclagem de texto) ou publicação redundante for identificado, os editores tomarão medidas seguindo as diretrizes do Comitê de Ética em Publicações-COPE e considerarão a possibilidade de suspender o processo de avaliação ou retratar uma publicação (conforme a Política de errata e Retratação).

É proibida a inclusão de novos autores após a aprovação do artigo. No ato da submissão, todos os autores devem ser indicados.

Para garantir um maior número de autores na revista, cada autor e/ou coautor poderá publicar somente um artigo por ano.

O trabalho submetido à revista deverá apresentar um autor com o título de doutor e, no máximo, três autores por trabalho.

As ideias e opiniões expressas nos artigos publicados são de exclusiva responsilidade dos seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do periódico. Deve-se prezar pela Política de Direito Autoral da RDPEE.

Outras formas de publicação do trabalho só poderão ocorrer, desde que solicitada a autorização formal ao Comitê Editorial e indicada explicitamente sua fonte. A autorização será avaliada pelo Comitê Editorial, que poderá aprovar ou recusar a solicitação.

Conflitos de Interesse

No ato da submissão deve ser informado, caso tenha a ocorrência, de conflito de interesses de ordem financeira, comercial, política, acadêmica e pessoal. Se houver potenciais conflitos de interesse relacionados à pesquisa ou à publicação do manuscrito, os autores deverão informar, em nota de rodapé, as relações com órgãos de financiamento, bem como com instituições comerciais e políticas. Os autores devem deixar claro que o apoio financeiro ou material recebido está claramente manifesto no manuscrito submetido.

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Política de Privacidade

Nos termos da Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 – Lei Geral de Proteção de Dados, forneço à Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial - RDPEE consentimento expresso para o tratamento de meus dados pessoais.

Os dados pessoais informados neste periódico serão usados, exclusivamente, para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros, exceto para cumprimento de obrigações contratuais e legais.