APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL”
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p07-10Palavras-chave:
Direitos Humanos, Inclusão, Educação EspecialResumo
O dossiê reuni contribuições nos atravessamentos contemporâneos da tríade Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial. Nessa perspectiva, os direitos humanos das pessoas com deficiência devem ser concretizados de modo a conjugar os princípios da igualdade e da diferença. Em outras palavras, é preciso articular os direitos humanos clássicos (que tomam a pessoa humana em sentido genérico, universal) e os direitos humanos contemporâneos (que se atentam às especificidades dos seres humanos, considerando os múltiplos processos de desigualdade e exclusão social). Trata-se de uma defesa ao acesso das pessoas com deficiência aos bens materiais e imateriais produzidos pela humanidade e, simultaneamente, o provimento de ações demandadas por suas particularidades.
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Referências
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