APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p07-10

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Inclusão, Educação Especial

Resumo

O dossiê reuni contribuições nos atravessamentos contemporâneos da tríade Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial.  Nessa perspectiva, os direitos humanos das pessoas com deficiência devem ser concretizados de modo a conjugar os princípios da igualdade e da diferença. Em outras palavras, é preciso articular os direitos humanos clássicos (que tomam a pessoa humana em sentido genérico, universal) e os direitos humanos contemporâneos (que se atentam às especificidades dos seres humanos, considerando os múltiplos processos de desigualdade e exclusão social). Trata-se de uma defesa ao acesso das pessoas com deficiência aos bens materiais e imateriais produzidos pela humanidade e, simultaneamente, o provimento de ações demandadas por suas particularidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Washington Cesar Shoiti NOZU, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

Doutor em Educação. Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.

Kamila LOCKMANN, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Doutora em Educação. Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Referências

BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no ocidente. São Paulo: Politeia, 2019.

LAVAL, Christian; VERGNE, Francis. Educação democrática: a revolução iminente. Petrópolis, RJ: Vozes, 2023.

NOZU, Washington Cesar Shoiti. Entre processos marginais e lutas transversais: a escolarização de estudantes campesinos com deficiência. In: SANTOS, Arlete Ramos dos; NUNES, Claudio Pinto; SILVA, Daniela Oliveira Vidal da (org.). O protagonismo da Educação do Campo em debate: políticas e práticas. Salvador, BA: EdUFBA, 2020. p. 87-107.

Downloads

Publicado

2023-11-24

Como Citar

NOZU, W. C. S., & LOCKMANN, K. (2023). APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL”. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 10(2), 07–10. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p07-10

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.