PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

FALEMOS DE GESTÃO E ACESSIBILIDADE

Autores

  • André Henrique de LIMA Universidade Federal de São Carlos
  • Leonardo Santos Amâncio CABRAL Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p51-60

Palavras-chave:

Educação Especial, Pessoa com Deficiência, Pós-Graduação, Acessibilidade, Gestão

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar fatores que constituem a legitimação do direito de ingresso (direito formal), de acesso (direito material), de permanência e de titulação de pessoas com deficiências em programas de pós-graduação – PPGs stricto sensu. Atendendo aos princípios éticos em pesquisa, realizamos um estudo de caso, de caráter exploratório e qualitativo. A coleta de dados ocorreu na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, na modalidade online, e contou com a participação de oito coordenadores de PPGs e de dois gestores da Pró-Reitoria de Pós-graduação – ProPG. Os dados foram tratados à luz da abordagem da análise de conteúdo e sua análise foi fundamentada nos compêndios da teoria da Análise Institucional de Gregório Baremblitt. Os resultados desvelam alguns subsídios para o aprimoramento de diretrizes para a implantação de políticas e práticas para a promoção da acessibilidade em programas de pós-graduação.

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Biografia do Autor

André Henrique de LIMA, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - 2023-2027. Mestre em Educação Especial da UFSCar (2023). Pesquisou sobre os constituintes da gestão em cooperação e, também, sobre as diretrizes práticas, na perspectiva da acessibilidade, que compõem a trajetória de pessoas com deficiências em programas de pós-graduação. Formado em 2021 na licenciatura em Educação Especial pela UFSCar. Desde 2018, é membro do Grupo de Pesquisa Identidades, Deficiências, Educação & Acessibilidade (GP-IDEA/CNPq). 

Leonardo Santos Amâncio CABRAL, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação Especial. Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR.

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Publicado

2023-11-24

Como Citar

de LIMA, A. H., & CABRAL, L. S. A. (2023). PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: FALEMOS DE GESTÃO E ACESSIBILIDADE. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 10(2), 51–60. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p51-60

Edição

Seção

Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial