TENDÊNCIAS DA JUDICIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Sheila Lopes de BARROS Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Débora DAINEZ Universidade Federal de São Carolos - UFSCar https://orcid.org/0000-0002-8223-098X

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p93-106

Palavras-chave:

Educação especial, Educação Inclusiva, Direito à educação escolar, Judicialização

Resumo

A defesa da educação pública e da escola como direito de toda população é um movimento permeado por interesses e embates sociais, políticos e econômicos. No contexto do constitucionalismo brasileiro, com a expansão do acesso à justiça, há uma crescente atuação do Poder Judiciário na materialização do direito à educação. Considerando esse fenômeno e acompanhando as demandas judiciais referentes à educação de estudantes com deficiência, temos como objetivo caracterizar as ações judiciais que concernem à Educação Especial ajuizadas em uma comarca do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Busca-se identificar as principais solicitações e as decisões judiciais proferidas, a fim de analisar as tendências da judicialização nessa área. Os resultados indicam que, embora o laudo médico configure-se como o principal norteador das decisões judiciais e as ações proferidas sejam de natureza individual, o fato de haver no processo uma avaliação pedagógica pericial pode abrir outras fendas na efetivação do direito à educação escolar.

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Biografia do Autor

Sheila Lopes de BARROS, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduação em Letras pela Universidade de Sorocaba e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. Especialização em Neuropsicopedagogia clínica e educação inclusiva. Diretora de escola da Prefeitura Municipal de Sorocaba. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos Campus Sorocaba. Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito à Educação e Educação Especial (UFSCar/CNPq).

Débora DAINEZ, Universidade Federal de São Carolos - UFSCar

Docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos Campus Sorocaba

Doutorado e Pós-Doutorado em Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. É professora do Departamento de Ciências Humanas e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos Campus Sorocaba (Sorocaba, SP, Brasil). Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito à Educação e Educação Especial (UFSCar/CNPq).

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Publicado

2023-11-24

Como Citar

Lopes de BARROS, S., & DAINEZ, D. (2023). TENDÊNCIAS DA JUDICIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA . Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 10(2), 93–106. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p93-106

Edição

Seção

Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial