“OMNICRÍTICA”

DAS CULTURAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS À PERSPECTIVA OMNILÉTICA

Autores

  • Allan Rocha DAMASCENO Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • Mônica Pereira dos SANTOS Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • Rosangela Costa Soares CABRAL UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p143-158

Palavras-chave:

inclusão em Educação, Teoria Crítica, Perspectiva Omnilética

Resumo

Este estudo teve por centralidade o debate que realizamos no III Simposio Latinoamericano y Caribeño sobre Investigación de la Educación Inclusiva (2022) e objetivou compreender a relação existente sobre o conceito de “Inclusão em Educação”, numa discussão teórico-epistêmica das culturas, políticas e práticas, adotando a “Perspectiva Omnilética” em diálogo com a Teoria Crítica da Sociedade, com ênfase no pensamento de Theodor Adorno. Face ao exposto, certifica-se a escolha das “lentes” do pensamento adorniano como aporte teórico-metodológico por entender que nos permitem desvelar as questões históricas, sociais, políticas e culturais relacionadas à “Inclusão em Educação”. As discussões permitem a reflexão conceitual e epistemológica sobre os conceitos supracitados, permitindo a produção de novos sentidos e compreensões sobre os fenômenos relacionados ao debate. Os resultados revelam que a luta permanente pela “Inclusão em Educação” tem indubitável relação com as compreensões que são estabelecidas no campo teórico, pois a depender das “lentes” que são utilizadas para análise, determinadas contradições são invisibilizadas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Allan Rocha DAMASCENO, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutor em Educação pela UFF. Atua no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade (DECAMPD), Instituto de Educação, UFRRJ. Seropédica - RJ. Coordenador e Fundador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão - LEPEDI.

Mônica Pereira dos SANTOS, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRRJ

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Psicologia, Mestrado e Doutorado em Psicologia e Educação Especial pela Universidade de Londres. Fundadora e coordenadora do LaPEADE - Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação. 

Rosangela Costa Soares CABRAL, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestra em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC), UFRRJ. Seropédica - RJ

Referências

ADORNO, Theodor W. Notas Marginais sobre Teoria e Práxis. In Palavras e Sinais. Modelos Críticos 2. Trad. de Maria Helena Ruschel; supervisão de Álvaro Valls. – Petropólis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Educação e emancipação. 2ª ed. revista. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

BOOTH, Tony; AINSCOW, Mel. Index para a inclusão. Desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. UFRJ: Lapeade [Tradução de M.P. Santos], 2011.

DICIO, Dicionário Online de Português. Origem da palavra inclusão. Disponível em: https://www.dicio.com.br/inclusao/. Acesso em: 30 de março de 2023.

HORKHEIMER, Max. Filosofia e teoria crítica. São Paulo, Nova Cultural, 1989. (Coleção Os Pensadores)

LUKÁCS, Georg. História da consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MORIN, Edgard. O método II: a vida da vida. 5 ed. Porto alegre: Sulina, 2015a.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5ª Ed. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2015b.

SANTOS, Mônica Pereira dos. Educação inclusiva: redefinindo a educação especial. Ponto de Vista, Florianópolis, n. 3/4, p. 103-118, 2002.

SANTOS, Mônica Pereira dos e SANTIAGO, Mylene Cristina. As múltiplas dimensões do currículo no processo de inclusão e exclusão em educação. In: IV Colóquio Internacional de Polítcas e Práticas Curriculares: diferenças nas políticas de currículo. João Pessoa/PB, 2009.

SANTOS, Mônica Pereira dos. Dialogando sobre inclusão em educação: contando casos (e descasos). Editora CRV: Curitiba, 2013.

SANTOS, Mônica Pereira dos. Inclusão, Direitos humanos e interculturalidade: uma tessitura omnilética. Revista Inovação, Ciência e Tecnologia: desafios e perspectivas na contemporaneidade. Editora Realize – Campina Grande-PB 2015.

SANTOS, Mônica Pereira dos; SENNA, Manoella. Gestão e inclusão em educação à luz da perspectiva omnilética. Educ. em Foco, Juiz de Fora, v. 25, n. 3, p. 956-974, set. / dez 2020.

SANTOS. Mônica Pereira dos. Sobre a Omnilética. Reunião do LEPEDI. Transcrição de áudio. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/results?search_query=lepedi. Acesso em: 23 de março de 2023.

SILVA, Manoella Rodrigues Pereira Senna Vasconcelos da. Gestão democrática e inclusão em educação: sentidos e barreiras na visão dos membros dos conselhos escola-comunidade do município do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. UFRJ, 2021.

UNESCO. Declaração de Salamanca – Estrutura de Ação em Educação Especial – Conferência Mundial de Educação Especial. Salamanca – Espanha, 1994. Brasília: Corde, 1996.

Downloads

Publicado

2023-11-24

Como Citar

Rocha DAMASCENO, A., Pereira dos SANTOS, M., & Costa Soares CABRAL, R. (2023). “OMNICRÍTICA”: DAS CULTURAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS À PERSPECTIVA OMNILÉTICA. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 10(2), 143–158. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p143-158

Edição

Seção

Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial