EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIREITOS HUMANOS, FORMAÇÃO DOCENTE E DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p159-172Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Direitos Humanos, Formação Docente, Democratizaçõ da escolaResumo
Neste artigo são analisadas a formação docente, a democratização da escola e a educação inclusiva na perspectiva dos direitos humanos, tendo por referência o PNEDH (UNESCO, 2006), ao preconizar a educação como direito em si mesma e meio para o acesso aos demais direitos, considerando as demandas humanas no combate ao preconceito manifestado contra estudantes com deficiência. A análise foi desenvolvida à luz da Teoria Crítica da Sociedade quanto à educação, inclusão, emancipação, autonomia, e à problematização da formação na sociedade na qual impera a violência e a violação dos direitos humanos, destacando a educação como capaz de se contrapor à violência e seus efeitos deletérios sobre a escola. Por fim, são discutidas as possibilidades da educação inclusiva no acolhimento de estudantes com deficiência e na afirmação dos direitos humanos em educação em prol da democratização da escola.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Direitos Humanos. Formação Docente. Democratização da Escola.
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