EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIREITOS HUMANOS, FORMAÇÃO DOCENTE E DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA

Autores

  • Valdelúcia Alves da COSTA Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p159-172

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Direitos Humanos, Formação Docente, Democratizaçõ da escola

Resumo

Neste artigo são analisadas a formação docente, a democratização da escola e a educação inclusiva na perspectiva dos direitos humanos, tendo por referência o PNEDH (UNESCO, 2006), ao preconizar a educação como direito em si mesma e meio para o acesso aos demais direitos, considerando as demandas humanas no combate ao preconceito manifestado contra estudantes com deficiência. A análise foi desenvolvida à luz da Teoria Crítica da Sociedade quanto à educação, inclusão, emancipação, autonomia, e à problematização da formação na sociedade na qual impera a violência e a violação dos direitos humanos, destacando a educação como capaz de se contrapor à violência e seus efeitos deletérios sobre a escola. Por fim, são discutidas as possibilidades da educação inclusiva no acolhimento de estudantes com deficiência e na afirmação dos direitos humanos em educação em prol da democratização da escola.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Direitos Humanos. Formação Docente. Democratização da Escola.

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Biografia do Autor

  • Valdelúcia Alves da COSTA, Universidade Federal Fluminense - UFF

    Professora Titular da Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, atuante no curso de Pedagogia e Programa de Pós-graduação em Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa (CNPq): ‘Políticas em Educação: Formação, Cultura e Inclusão’. Coordenadora do Projeto de Pesquisa (CNPq) ‘Políticas Públicas de Educação Inclusiva: práticas pedagógicas frente à inclusão e à violência na escola pública”. Coordenadora do Observatório de Educação: violência, inclusão e direitos humanos. Doutora em História e Filosofia da Educação (PUC-SP). Pós-doutorado em Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania (UFPE). Mestrado em Educação Especial (UERJ). Autora de livros, capítulos de livros e artigos sobre a área pesquisada.

     

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Publicado

2023-11-24

Edição

Seção

Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial

Como Citar

ALVES DA COSTA, Valdelúcia. EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIREITOS HUMANOS, FORMAÇÃO DOCENTE E DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 10, n. 2, p. 159–172, 2023. DOI: 10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p159-172. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/14548.. Acesso em: 13 nov. 2024.