ACESSIBILIDADE E JUSTIÇA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

UMA QUESTÃO DE DIREITOS HUMANOS

Autores

  • José Aparecido da COSTA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS https://orcid.org/0000-0002-8603-0563
  • Alexandra Ayach ANACHE Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Eladio SEBASTIÁN-HEREDERO Universidad de Alcalá (Espanha) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p39-50

Palavras-chave:

Alunos com deficiência visual, Acessibilidade, Direitos Humanos

Resumo

O presente artigo tem por objetivo retratar aspectos relevantes sobre acesso do estudante com deficiência visual na Educação Superior e se usufruem das condições que podem assegurar o acesso ao currículo, com ênfase no campo dos Direitos Humanos, em correlação com a Escola Justa, a Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com deficiência e seu Protocolo Facultativo. A metodologia é pesquisa de natureza qualitativa, sendo de base documental e bibliográfica e de campo com entrevistas. A produção é fundamentada nos aspectos da Justiça distributiva e equiparação de oportunidades. Nos resultados, o artigo revela o desafio presente sobre cumprimento da legislação, o declínio na utilização do Sistema Braille e a ampliação na utilização das TI; resultados identificados com base em entrevistas a seis estudantes com deficiência visual, de universidades públicas e privadas, localizadas no Estado de Mato Grosso do Sul. Este trabalho faz parte da tese defendida em 2; Acessibilidade; Direitos Humanos.

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Biografia do Autor

José Aparecido da COSTA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS; Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS. 

Alexandra Ayach ANACHE, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo; Pós-doutora em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos; Pós-doutora em Educação na Universidade de Brasília, com ênfase em educação especial. Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Eladio SEBASTIÁN-HEREDERO, Universidad de Alcalá (Espanha) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor pela Universidade de Alcalá (Espanha) Pós-doutor pela UNESP (Brasil); Cátedra distinguida 2016 CETYS Universidad (México). Professor aposentado da Universidad de Alcalá (Espanha). Professor colaborador estrangeiro na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

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Publicado

2023-11-24

Como Citar

COSTA, J. A. da, ANACHE, A. A., & SEBASTIÁN-HEREDERO, E. (2023). ACESSIBILIDADE E JUSTIÇA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA QUESTÃO DE DIREITOS HUMANOS. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 10(2), 39–50. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p39-50

Edição

Seção

Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial