ACESSIBILIDADE E JUSTIÇA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
UMA QUESTÃO DE DIREITOS HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p39-50Palavras-chave:
Alunos com deficiência visual, Acessibilidade, Direitos HumanosResumo
O presente artigo tem por objetivo retratar aspectos relevantes sobre acesso do estudante com deficiência visual na Educação Superior e se usufruem das condições que podem assegurar o acesso ao currículo, com ênfase no campo dos Direitos Humanos, em correlação com a Escola Justa, a Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com deficiência e seu Protocolo Facultativo. A metodologia é pesquisa de natureza qualitativa, sendo de base documental e bibliográfica e de campo com entrevistas. A produção é fundamentada nos aspectos da Justiça distributiva e equiparação de oportunidades. Nos resultados, o artigo revela o desafio presente sobre cumprimento da legislação, o declínio na utilização do Sistema Braille e a ampliação na utilização das TI; resultados identificados com base em entrevistas a seis estudantes com deficiência visual, de universidades públicas e privadas, localizadas no Estado de Mato Grosso do Sul. Este trabalho faz parte da tese defendida em 2; Acessibilidade; Direitos Humanos.
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Referências
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