Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial
e-ISSN: 2764-6440
ISSN (impresso): 2358-8845
ISSN L: 2358-8845
Versão OJS 3.4.0.5
atualizado 10/06/2024
Toda contribuição submetida à Revista passa, primeiramente, por uma avaliação preliminar dos Editores que analisa a adequação dos trabalhos segundo a linha editorial da Revista, sua adequação ao escopo, e aspectos como contribuição e ineditismo do texto. As submissões que passaram pelo processo de verificação editorial, são encaminhadas para duas/dois avaliadoras/es ad hoc especializadas/os na temática, que servirão de subsídio aos editores, podendo-se consultar um/a terceira/o parecerista em caso de conflito nas avaliações. O sistema de revisão é duplo cego (Double Blind Review): os nomes dos/as pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos/as autores/as perante os/as pareceristas.
Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta relevância do tema, originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, conclusões e contribuição oferecida para o conhecimento da área.
Os especialistas devem preencher seu parecer observando os seguintes critérios:
Os pareceres poderão resultar em 4 tipos de avaliações: Aceitar; Aceitar com revisões; Submeter novamente para avaliação; Rejeitar.
A publicação de trabalhos está condicionada ao cumprimento das recomendações dos pareceristas;
Uso de IA por Avaliadores
A análise crítica e o conteúdo do parecer devem ser sempre elaborados pelo(a) avaliador(a), sendo vedado delegar essa responsabilidade para as ferramentas de IA. Caso o(a) avaliador(a) utilize IA para revisar a linguagem de seu próprio parecer, esta informação deverá ser comunicada à editoria no envio de seu parecer, com a descrição da ferramenta utilizada e sua forma de uso.
Faculdade de Filosofia e Ciências
Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano
Programa de Pós-Graduação em Educação
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Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial
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Qualis CAPES (2017-2020)
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