v. 23 n. 1 (2022): Publicação contínua

					Visualizar v. 23 n. 1 (2022): Publicação contínua
Publicado: 2022-03-04

Artigos

  • Atividades para o 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I aprendendo a escrever conto de aventura

    Rosangela Valachinski Gandin, Veronica Branco, Renata Junqueira de Souza
    9-26
    DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p9
  • “Os professores não sabiam o que fazer comigo!” reflexões interseccionais de uma mulher negra com deficiência

    Josiane Eugênio, Alex Sander da Silva
    27-42
    DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p27
  • Brinquedo, gênero e educação infantil uma análise de experiências em salas de aula

    Fernando Altair Pocahy, Daniel Vieira Silva, Juliana Kathlen da Silva
    43-60
    DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p43
  • A educação do campo em Parintins nas rodas de conversa no FOPINECAF FIELD EDUCATION IN PARINTINS ON THE TALKING WHEELS AT FOPINECAF

    Bruna dos Santos PRATA, Simone Souza Silva
    61-78
    DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p61-78
  • O currículo do berçário rompendo com a educação transmissiva e buscando aproximação com as pedagogias participativas

    Fabiana França Barbosa, Amanda Cristina Teagno Lopes Marques
    79-98
    DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p79-98
  • Comunicação emocional de bebês reflexões a partir de estudos sobre a gestão participativa

    Edmeire de Souza, Elieuza Aparecida de Lima, Mariana Natal Prieto
    99-114
    DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p99-114
  • Organização espacial da sala de educação infantil espaço potencialmente humanizador?

    Maria Eduarda Bottan, Elieuza Aparecida de Lima , Ana Laura Ribeiro da Silva
    115-132
    DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p115
  • O trabalho docente com a produção de textos durante a pandemia da COVID-19

    Leonardo Crevelário de Souza Carvalho, Orly Zucatto Mantovani de Assis
    133-148
    DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p133
  • Elementos da escuta de docentes de geografia quando o passado aponta para o presente e dá pistas sobre o futuro

    Victor Hugo Nedel Oliveira, Gabriela Borba Bispo dos Santos
    149-162
    DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p149
  • Ensino de ciências e os seres vivos análises da BNCC e de livros didáticos

    Peterson Fernando Kepps da Silva, Lavínia
    163-180
    DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p163
  • Desenvolvimento do HTPC como espaço de formação continuada

    Valéria Aparecida de Araujo, Patricia Cristina Albieri Almeida, Cristovam da Silva Alves
    181-196
    DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p181
  • Os Momentos de cuidado na educação de bebês e crianças pequenas situações potenciais de aprendizagem e desenvolvimento humano

    Jessica Gomes, Elieuza Aparecida de Lima, Tatiana Schneider Vieira de Moraes
    197-216
    DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p197
  • Era uma vez... técnicas de contação de histórias como estratégias metodológicas no processo ensino-aprendizagem

    Denise Stefanoni Combinato, Ana Dair Moraes Ortiz Endrizzi, Deborah Caroline Ramos Bahiense, Gislaine Aparecida dos Reis
    217-232
    DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p217
  • Coensino, ensino colaborativo e docência compartilhada na inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista uma revisão integrativa

    Kelly Maria Lopes Ribeiro Gomes, Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby
    287-304
    DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p287
  • A importância da avaliação emancipatória na educação profissional e tecnológica

    Angela Valéria de Amorim, José Alex Alves dos Santos, Iraneide Nascimento dos Santos, Humberto Beltrão da Cunha Júnior, Heloisa de Melo Rodrigues, Daniele Claudino Maciel, Jéssica Priscila Rivas dos Santos
    305-318
    DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p305

Educação e infâncias na Amazônia

  • Enfrenta o banzeiro que hoje tem aula condições do transporte escolar rural no baixo Amazonas

    Samuel Anselmo Filho, Eulina Maria Leite Nogueira
    233-248
    DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p233
  • Representações sociais de crianças negras sobre a tez da pele profusão de cores em contexto escolar da amazônia bragantina

    Antonio Matheus do Rosário Corrêa, Raquel Amorim dos Santos
    319-338
    DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p319
  • A festa de São Tiago Mirim em Mazagão Velho identidade, saber cultural e vivência da criança mazaganense

    Angleson Pantoja Pinheiro, Piedade Lino Videira
    339-356
    DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p339

Educação, cultura e relações de gênero

  • Atribuição de estereótipos de gênero por profissionais da educação a estudantes da educação básica

    Milena de Souza Barbosa, João Gabriel Modesto
    249-266
    DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p249
  • A educação em uma abordagem fenomenológica repercussões das experiências ontológicas na educação em ciências

    Valdirene Aparecida Araujo dos Santos, Robson Simplicio de Sousa
    267-286
    DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p267