Enfrenta o banzeiro que hoje tem aula

condições do transporte escolar rural no baixo Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p233

Palavras-chave:

Educação do Campo, Amazonas, Políticas Públicas, Transporte Escolar

Resumo

O transporte escolar no Amazonas é a principal política pública para que milhares de alunos tenham acesso à educação nas áreas rurais. No município de Parintins, os alunos usuários desta política necessitam enfrentar um trajeto longo para chegar às salas de aulas, havendo necessidade de investigar se aspectos que envolvem este trajeto influenciam no processo de ensino e aprendizagem destes alunos. Assim, este estudo que compõe os resultados de uma pesquisa de mestrado, tem como objetivo analisar as condições do transporte escolar que realiza o trajeto dos alunos paras as escolas do complexo Zé-Açú no município de Parintins no estado do Amazonas. Para isso, a pesquisa se apropriou do enfoque quanti-qualitativo, com a coleta de entrevistas semiestruturadas de sete professores da comunidade do Bom Socorro do Zé Açú, os critérios de inclusão foram: ser professor da escola por pelo menos dois anos e estar em pleno exercício de suas atividades. Os resultados apontam para um descaso na operacionalização do transporte escolar na comunidade, este que reflete a realidade das inúmeras escolas do campo do estado do Amazonas.

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Biografia do Autor

  • Samuel Anselmo Filho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

    Mestre em Ensino de Ciências e Humanidades pelo Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente pela Universidade Federal do Amazonas, Graduado em Serviço Social pelo Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia/UFAM e formado em Administração pela Universidade Norte do Paraná.

  • Eulina Maria Leite Nogueira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

    Possui graduação em Licenciatura em Estudos Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (1987), graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas (2003),, graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2007) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas, possui experiência na Educação, com ênfase nas seguintes área: Formação de Professores, Políticas Públicas, Educação do Campo, Educação Indígena e Diversidade Cultural. Credenciada no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino: Ciências e Humanidades.

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Publicado

2022-11-08

Edição

Seção

Educação e infâncias na Amazônia

Como Citar

Anselmo Filho, S., & Nogueira, E. M. L. (2022). Enfrenta o banzeiro que hoje tem aula: condições do transporte escolar rural no baixo Amazonas. Educação Em Revista, 23(1), 233-248. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p233