Atribuição de estereótipos de gênero por profissionais da educação a estudantes da educação básica

Autores

  • Milena de Souza Barbosa Universidade Estadual de Goiás
  • João Gabriel Modesto Centro Universitário de Brasília/ Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p249

Palavras-chave:

Estereótipos, Gênero, Educação

Resumo

Buscando compreender as percepções de profissionais da educação básica sobre questões de gênero, a presente pesquisa teve por objetivo investigar o conteúdo dos estereótipos de gênero atribuídos pelos profissionais da educação às meninas-estudantes e aos meninos-estudantes da Educação Básica, com a utilização do instrumento Checklist. Participaram da pesquisa 126 profissionais da educação, com predominância do sexo feminino (86,5%), oriundos do Distrito Federal (39,7%), nível superior completo e com idade de 20 a 62 (M=35,51; DP=11,25). Com a utilização do instrumento Checklist, foram realizados Testes T de medidas repetidas, podendo verificar o processo de estereotipização dentre os profissionais da educação. Foi observado a divisão de três categorias: adjetivos “positivos” às meninas-estudantes, negativos aos meninos-estudantes e não representativos de estereótipos às meninas e aos meninos. Discutiu-se o impacto da atribuição de estereótipos na prática pedagógica dos profissionais da educação.

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Publicado

2022-11-10

Como Citar

Barbosa, M. de S., & Modesto, J. G. (2022). Atribuição de estereótipos de gênero por profissionais da educação a estudantes da educação básica. Educação Em Revista, 23(1), 249–266. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p249

Edição

Seção

Educação, cultura e relações de gênero

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