Era uma vez...
técnicas de contação de histórias como estratégias metodológicas no processo ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p217Palavras-chave:
Educação. Metodologias de ensino. Contação de histórias.Resumo
Novas estratégias de ensino são necessárias, especialmente, diante de um cenário de pandemia, quando alguns alunos manifestam comportamentos de desinteresse, baixa concentração e atenção durante as aulas, dificultando a aprendizagem. A contação de histórias, uma arte milenar, aproxima as pessoas, despertando afetos, imaginação e encantamento. Diante dessa potencialidade, foi planejada e desenvolvida uma oficina sobre técnicas de contação de histórias a professores de uma escola estadual de ensino médio integral, a fim de que eles pudessem se apropriar dessas técnicas e, assim, mobilizar a atenção e o afeto dos alunos, ampliando as possibilidades de aprendizagem. Os professores avaliaram positivamente a oficina, considerando-a uma oportunidade de aprendizado e reflexão sobre a atividade docente. Todos afirmaram que pretendem utilizar o aprendizado obtido nas suas aulas. Espera-se, de fato, auxiliar os docentes no incremento do arsenal pedagógico e, consequentemente, no processo ensino-aprendizagem.
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