A importância da avaliação emancipatória na educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p305Palavras-chave:
avaliação da aprendizagem, avaliação emancipatória, educação profissionalResumo
Este artigo tem o objetivo de trazer uma reflexão sobre a importância da avaliação emancipatória na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT). A avaliação é uma ferramenta de julgar e classificar o sujeito, com base principalmente nos resultados obtidos por ele. Numa concepção mais abrangente, na Educação Profissional, a avaliação se caracteriza pelo processo de atender aos pressupostos básicos educacionais pautados na inter e transdisciplinaridade, relacionando teoria e prática, tendo como foco central o processo educativo e a formação para o trabalho. Como metodologia da pesquisa, foi utilizado o ensaio, que baseia-se em referências bibliográficas representativas. O estudo foi apresentado em seções, nas quais para cada assunto abordado houve o desenvolvimento do conhecimento e aprofundamento sobre os temas, tais como: a concepção de avaliação da aprendizagem; avaliação como prática emancipatória; instrumentos utilizados nas práticas avaliativas na educação profissional; feedbacks para os estudantes; contribuições da avaliação da aprendizagem para o trabalho docente e os desafios da avaliação na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT). Este estudo mostrou que a avaliação da aprendizagem como prática emancipatória se constitui, nesse segmento educacional, numa ação bastante complexa e fundamental para formação profissional dos estudantes.
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