Atividades para o 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I

aprendendo a escrever conto de aventura

Autores

  • Rosangela Valachinski Gandin Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Veronica Branco Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p9

Palavras-chave:

Conto de aventura, Produção de texto literário, Sequência didática

Resumo

O objetivo deste é expor a percepção de crianças participantes da fase 02 do estudo A arte de aprender a escrever aventuras autorais nos primeiros anos do ensino fundamental. Durante o ano letivo de 2019, as professoras, também participantes, aplicaram uma sequência didática que incluía atividades de estudo dos elementos de composição de conto de aventura, da onomatopeia, da cadeia referencial e dos conectores discursivos, organizados em cinco grupos de conteúdo, contendo avaliação formativa e revisão da escrita após conclusão de cada grupo, encerrando com revisão geral, edição do texto e avaliações somativas. Das 110 crianças participantes, matriculadas em duas escolas municipais do Paraná, 75 compareceram ao encontro, após a conclusão de toda sequência didática, para responder o questionário. Destas, 69 crianças, que tiveram o questionário analisado, afirmaram que entenderam a importância da revisão textual. 67 delas disseram que as atividades auxiliaram a escrever o conto. Enfim, as atividades foram bem apreciadas e, no entendimento dos participantes, elas geraram aprendizagem das etapas da escrita de Calkins (1989) e a vivência do autor-pessoa, autor-contemplador e autor-artista de Bakhtin (2011). Por isso, infere-se que a sequência didática é aplicável no 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, consoante à BNCC (2017).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Valachinski Gandin, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pedagoga da UFPR; Setor Litoral; Coordenadora do programa de extensão O Mundo Mágico da Leitura. Matinhos, Paraná, Brasil: Rua Jaguariaíva, 512, sala temática O Mundo Mágico da Leitura.

Veronica Branco, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Titular da UFPR; Setor de Educação; Depto. Teoria e Prática de Ensino. Professora do Curso de Pedagogia e dos Programas de Pós-graduação em Educação, na linha de Processos Psicológicos em Contextos Educacionais e do Programa de Educação: Teoria e Prática de Ensino - Mestrado Profissional. Curitiba, Paraná, Brasil. Rua Rockefeller nº57, gab. 229.

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Universidade Estadual Paulista (UNESP). Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990)’, doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. Foi professora visitante na Universidade do Minho, desenvolveu pesquisas de pós doutorado na British Columbia University, Ohio State University e Universidade de Évora. Atualmente é professora no Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente, onde fundou e coordena o CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva”, atua no PPGE - Educação da mesma instituição e é professora colaboradora no PPGL - Letras da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiencia em Educação, atuando na área de Ensino-aprendizagem com enfase em: leitura, literatura infantil, estratégias de leitura, poesia e ensino, formação de professores, leitura literária.

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BARDIN, Laurece. Análise de conteúdo. Tradução Luís A Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 1977.

BRASIL. Conselho Nacional de educação/Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Diário Oficinal da União, Brasília, de 22 de dezembro de 2017, Seção 1, pp. 41 - 44. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79631-rcp002-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 jan. 2018.

CALKINS, Lucy Mccormick. A Arte de Ensinar a Escrever: o Desenvolvimento do Discurso Escrito. Tradução de Daise Batista. Porto Alegre: Artmed, 1989.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes Cunha. Literatura infantil: Teoria e prática. 18ª ed. São Paulo: Ática, 2005.

DELORS, Jean. Os quatro pilares da educação. In: Um tesouro a descobrir. 2ª ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003.

GANDIN, Rosangela Valachinski; BRANCO, Verônica; SOUZA, Renata Junqueira. Atividades sequenciais para aprendizagem inicial da escrita do conto de aventura para o 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. 2021. Parte de tese aprovada no exame de qualificação. Não publicado.

GANDIN, Rosangela Valachinski. Professores escritores de conto de aventura: saber escrever para saber ensinar. 2021. 353 p. Tese (Doutorado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, 2021. Disponível em:

https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/trabalhoConclusao WS?idpessoal =23522&idprograma=40001016001P0&anobase=2021&idtc=1647. Acesso em: 27 set. 2021.

JOLIBERT, Josette et al. Formando crianças produtoras de textos. Trad. Walkiria M. F. Settineri e Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artmed, 1994, p 15 – 178

JOLIBERT, Josette et al. Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre alunos e comunidades. Tradução Ana Maria Netto Machado. Porto Alegre: Artmed, 2006.

MOANA: um mar de aventuras. Director: Ron Clements e John Musker. Burbank, Califórnia: Walt Disney Animation Studios. Dist. Walt Disney Studios Motion Pictures, 2016, 1 filme (113 min), sonoro, dublado, color.

PONDÉ, Gloria. O que é um livro infantil? In: A arte de fazer artes: como escrever histórias para crianças e adolescentes. Rio de Janeiro: Nórdica, 1985.

Downloads

Publicado

2022-03-04