Atividades para o 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I
aprendendo a escrever conto de aventura
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p9Palavras-chave:
Conto de aventura, Produção de texto literário, Sequência didáticaResumo
O objetivo deste é expor a percepção de crianças participantes da fase 02 do estudo A arte de aprender a escrever aventuras autorais nos primeiros anos do ensino fundamental. Durante o ano letivo de 2019, as professoras, também participantes, aplicaram uma sequência didática que incluía atividades de estudo dos elementos de composição de conto de aventura, da onomatopeia, da cadeia referencial e dos conectores discursivos, organizados em cinco grupos de conteúdo, contendo avaliação formativa e revisão da escrita após conclusão de cada grupo, encerrando com revisão geral, edição do texto e avaliações somativas. Das 110 crianças participantes, matriculadas em duas escolas municipais do Paraná, 75 compareceram ao encontro, após a conclusão de toda sequência didática, para responder o questionário. Destas, 69 crianças, que tiveram o questionário analisado, afirmaram que entenderam a importância da revisão textual. 67 delas disseram que as atividades auxiliaram a escrever o conto. Enfim, as atividades foram bem apreciadas e, no entendimento dos participantes, elas geraram aprendizagem das etapas da escrita de Calkins (1989) e a vivência do autor-pessoa, autor-contemplador e autor-artista de Bakhtin (2011). Por isso, infere-se que a sequência didática é aplicável no 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, consoante à BNCC (2017).
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BARDIN, Laurece. Análise de conteúdo. Tradução Luís A Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 1977.
BRASIL. Conselho Nacional de educação/Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Diário Oficinal da União, Brasília, de 22 de dezembro de 2017, Seção 1, pp. 41 - 44. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79631-rcp002-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 jan. 2018.
CALKINS, Lucy Mccormick. A Arte de Ensinar a Escrever: o Desenvolvimento do Discurso Escrito. Tradução de Daise Batista. Porto Alegre: Artmed, 1989.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes Cunha. Literatura infantil: Teoria e prática. 18ª ed. São Paulo: Ática, 2005.
DELORS, Jean. Os quatro pilares da educação. In: Um tesouro a descobrir. 2ª ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003.
GANDIN, Rosangela Valachinski; BRANCO, Verônica; SOUZA, Renata Junqueira. Atividades sequenciais para aprendizagem inicial da escrita do conto de aventura para o 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. 2021. Parte de tese aprovada no exame de qualificação. Não publicado.
GANDIN, Rosangela Valachinski. Professores escritores de conto de aventura: saber escrever para saber ensinar. 2021. 353 p. Tese (Doutorado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, 2021. Disponível em:
https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/trabalhoConclusao WS?idpessoal =23522&idprograma=40001016001P0&anobase=2021&idtc=1647. Acesso em: 27 set. 2021.
JOLIBERT, Josette et al. Formando crianças produtoras de textos. Trad. Walkiria M. F. Settineri e Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artmed, 1994, p 15 – 178
JOLIBERT, Josette et al. Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre alunos e comunidades. Tradução Ana Maria Netto Machado. Porto Alegre: Artmed, 2006.
MOANA: um mar de aventuras. Director: Ron Clements e John Musker. Burbank, Califórnia: Walt Disney Animation Studios. Dist. Walt Disney Studios Motion Pictures, 2016, 1 filme (113 min), sonoro, dublado, color.
PONDÉ, Gloria. O que é um livro infantil? In: A arte de fazer artes: como escrever histórias para crianças e adolescentes. Rio de Janeiro: Nórdica, 1985.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.