Coensino, ensino colaborativo e docência compartilhada na inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista

uma revisão integrativa

Autores

  • Kelly Maria Lopes Ribeiro Gomes UNICENTRO
  • Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby Universidade Estadual do Centro Oeste

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p287

Palavras-chave:

Coensino e ensino colaborativo. Docência Compartilhada. Transtorno do Espectro do Autismo.

Resumo

Resumo: as condições de escolarização dos alunos no transtorno do espectro do autismo (TEA) inseridos no ensino regular, sobretudo, o atendimento em sala de aula, tem desafiado os profissionais da educação. O presente estudo, teve como objetivo verificar o que dizem os artigos brasileiros sobre o papel do coensino, ensino colaborativo e docência compartilhada como uma estratégia de prática inclusiva para os alunos (TEA). Neste intuito, foi proposta uma revisão sistemática realizada nas plataformas CAPES e SCIELO, a partir do cruzamento dos descritores coensino, ensino colaborativo e docência compartilhada com os termos autismo e TEA. Os resultados mostram que os artigos sobre a temática desenvolvidos com a participação de alunos do ensino fundamental ainda são recentes e pouco numeroso. No entanto, os autores revelam a importância das trocas entre os professores especialistas e disciplinares de forma colaborativa na perspectiva da docência compartilhada no ensino dos alunos TEA. Conclui-se que é necessário aprofundar os estudos sobre o ensino colaborativo com vistas a edificar escolas inclusivas aptas a oferecer, os procedimentos de ensino, estratégias e suportes necessários para atender a diversidade escolar.

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Biografia do Autor

  • Kelly Maria Lopes Ribeiro Gomes, UNICENTRO

    Mestranda em Educação com ênfase na Pesquisa em Educação Especial, com tema base no Transtorno do Espectro Autista na abordagem da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e metacognição na docência compartilhada para o atendimento educacional especializado. Graduada em Pedagogia. Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada - ABA associada a ABMPC. Formação em Intervenção Precoce no modelo Denver. Formação no modelo Introdutório do JASPER. Formação em Intervenção Precoce em grupos de pares. Atua como supervisora ​​em ABA baseado no modelo naturalístico de Denver e promovido da clínica Singular. Áreas: Educação Especial, Análise do Comportamento, Psicopedagogia, Transtorno do Espectro Autista, Intervenção Precoce para o autismo.

  • Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby , Universidade Estadual do Centro Oeste

    Graduação em História e em Pedagogia pela UNICENTRO; Mestrado em Educação – Universidade Federal do Paraná (UFPR); Doutorado em Educação – UFPR.

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Publicado

2022-11-16

Como Citar

Lopes Ribeiro Gomes, K. M., & de Oliveira Machado Barby , A. A. (2022). Coensino, ensino colaborativo e docência compartilhada na inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista: uma revisão integrativa. Educação Em Revista, 23(1), 287-304. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p287