Elementos da escuta de docentes de geografia
quando o passado aponta para o presente e dá pistas sobre o futuro
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p149Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Narrativas Docentes, Identidade DocenteResumo
A temática e as discussões sobre a formação docente possuem destaque na produção acadêmica, sendo espaços significativos nos processos de descobertas sobre os profissionais e as relações sociais produzidas na educação. O objetivo do presente texto constitui-se em apresentar análise de narrativas de professores de Geografia aposentados de uma instituição de ensino pública brasileira, localizada no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram realizadas entrevistas estruturadas a partir de perguntas chave sobre as trajetórias e elementos marcantes sobre escola e ensino de Geografia. A partir do conteúdo das entrevistas, foram construídas categorias analíticas, descritas ao longo do texto. Os resultados da pesquisa revelam que há uma necessidade constante de realizar reflexão sobre quem são os estudantes e quais conteúdos da Geografia são trabalhados; ter um olhar cuidadoso para o despreparo docente, bem como incentivar políticas públicas para a formação inicial e continuada; e, também, promover debate substancial sobre o papel docente na contemporaneidade. É possível considerar que os estudos acerca da formação apontam para os processos e as trajetórias que mobilizaram os sujeitos a entrar na docência, sendo possível, também, traçar panoramas e reflexões para o campo da educação e do ensino de Geografia como um todo.
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