Elementos da escuta de docentes de geografia

quando o passado aponta para o presente e dá pistas sobre o futuro

Autores

  • Victor Hugo Nedel Oliveira UFRGS
  • Gabriela Borba Bispo dos Santos UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p149

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Narrativas Docentes, Identidade Docente

Resumo

A temática e as discussões sobre a formação docente possuem destaque na produção acadêmica, sendo espaços significativos nos processos de descobertas sobre os profissionais e as relações sociais produzidas na educação.  O objetivo do presente texto constitui-se em apresentar análise de narrativas de professores de Geografia aposentados de uma instituição de ensino pública brasileira, localizada no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram realizadas entrevistas estruturadas a partir de perguntas chave sobre as trajetórias e elementos marcantes sobre escola e ensino de Geografia. A partir do conteúdo das entrevistas, foram construídas categorias analíticas, descritas ao longo do texto. Os resultados da pesquisa revelam que há uma necessidade constante de realizar reflexão sobre quem são os estudantes e quais conteúdos da Geografia são trabalhados; ter um olhar cuidadoso para o despreparo docente, bem como incentivar políticas públicas para a formação inicial e continuada; e, também, promover debate substancial sobre o papel docente na contemporaneidade. É possível considerar que os estudos acerca da formação apontam para os processos e as trajetórias que mobilizaram os sujeitos a entrar na docência, sendo possível, também, traçar panoramas e reflexões para o campo da educação e do ensino de Geografia como um todo.

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Biografia do Autor

Victor Hugo Nedel Oliveira, UFRGS

Professor e Pesquisador do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Líder do Grupo de Estudos e Pesqusias em Juventudes e Educação (GEPJUVE/UFRGS/CNPq).

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-5624-8476

Gabriela Borba Bispo dos Santos, UFRGS

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-1070-2976

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Publicado

2022-08-09

Como Citar

Nedel Oliveira, V. H., & Borba Bispo dos Santos, G. . (2022). Elementos da escuta de docentes de geografia: quando o passado aponta para o presente e dá pistas sobre o futuro. Educação Em Revista, 23(1), 149–162. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p149