Desenvolvimento do HTPC como espaço de formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p181Palavras-chave:
Continuing training. HTPC. Pedagogical Collective Work ScheduleResumo
O objetivo deste artigo é apresentar parte de uma pesquisa de mestrado dedicada a analisar como os professores coordenadores da escola e os professores técnicos de uma Secretaria Municipal de Educação compreendem e vivenciam os momentos de formação continuada em Horários Pedagógicos de Trabalho Coletivo (HTPC). A pesquisa é de natureza qualitativa, com delineamento da pesquisa-ação, tendo como instrumentos para coleta de dados: questionário para caracterizar os participantes; grupo de discussão, sendo um para compreender as necessidades dos formadores para realizar os momentos de HTPC e outro para analisar o percurso da pesquisa; encontros formativos com o objetivo de proporcionar espaços de partilha, diálogo e reflexão. Recorreu-se também ao portfólio reflexivo para registro das argumentações que ocorreram nos encontros formativos. Destaca-se, nos resultados, que a criação de espaços consolidados de formação é promissora, porém complexa. As análises tecidas enfatizam que o aprimoramento da formação continuada em HTPC depende de um conjunto articulado de ações que favoreçam não só o diálogo e a reflexão da prática, mas, sobretudo, que formem e fortaleçam, em conjunto, os professores e todos os demais profissionais da escola.
Palavras- chave: Formação continuada. HTPC. Horário de trabalho pedagógico coletivo
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