Desenvolvimento do HTPC como espaço de formação continuada

Autores

  • Valéria Aparecida de Araujo Universidade de Taubaté (UNITAU)
  • Patricia Cristina Albieri Almeida Universidade Estadual de Campinas
  • Cristovam da Silva Alves Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p181

Palavras-chave:

Continuing training. HTPC. Pedagogical Collective Work Schedule

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar parte de uma pesquisa de mestrado dedicada a analisar como os professores coordenadores da escola e os professores técnicos de uma Secretaria Municipal de Educação compreendem e vivenciam os momentos de formação continuada em Horários Pedagógicos de Trabalho Coletivo (HTPC). A pesquisa é de natureza qualitativa, com delineamento da pesquisa-ação, tendo como instrumentos para coleta de dados: questionário para caracterizar os participantes; grupo de discussão, sendo um para compreender as necessidades dos formadores para realizar os momentos de HTPC e outro para analisar o percurso da pesquisa; encontros formativos com o objetivo de proporcionar espaços de partilha, diálogo e reflexão. Recorreu-se também ao portfólio reflexivo para registro das argumentações que ocorreram nos encontros formativos. Destaca-se, nos resultados, que a criação de espaços consolidados de formação é promissora, porém complexa. As análises tecidas enfatizam que o aprimoramento da formação continuada em HTPC depende de um conjunto articulado de ações que favoreçam não só o diálogo e a reflexão da prática, mas, sobretudo, que formem e fortaleçam, em conjunto, os professores e todos os demais profissionais da escola.

Palavras- chave: Formação continuada. HTPC. Horário de trabalho pedagógico coletivo

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Biografia do Autor

  • Patricia Cristina Albieri Almeida, Universidade Estadual de Campinas

    Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisadora plena da Fundação Carlos Chagas e professora permanente do Mestrado profissional em Educação do Unasp. http://lattes.
    cnpq.br/6308092123758952;

  • Cristovam da Silva Alves, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Mestre e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é
    professor permanente do Mestrado Profissional em Educação da UNITAU. Lates id: http://lattes.cnpq.
    br/2571036701670195;

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Publicado

2022-09-16

Como Citar

Araujo, V. A. de, Almeida, P. C. A., & Alves, C. da S. (2022). Desenvolvimento do HTPC como espaço de formação continuada. Educação Em Revista, 23(1), 181-196. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p181