Desenvolvimento do HTPC como espaço de formação continuada

Autores

  • Valéria Aparecida de Araujo Universidade de Taubaté (UNITAU)
  • Patricia Cristina Albieri Almeida Universidade Estadual de Campinas
  • Cristovam da Silva Alves Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p181

Palavras-chave:

Continuing training. HTPC. Pedagogical Collective Work Schedule

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar parte de uma pesquisa de mestrado dedicada a analisar como os professores coordenadores da escola e os professores técnicos de uma Secretaria Municipal de Educação compreendem e vivenciam os momentos de formação continuada em Horários Pedagógicos de Trabalho Coletivo (HTPC). A pesquisa é de natureza qualitativa, com delineamento da pesquisa-ação, tendo como instrumentos para coleta de dados: questionário para caracterizar os participantes; grupo de discussão, sendo um para compreender as necessidades dos formadores para realizar os momentos de HTPC e outro para analisar o percurso da pesquisa; encontros formativos com o objetivo de proporcionar espaços de partilha, diálogo e reflexão. Recorreu-se também ao portfólio reflexivo para registro das argumentações que ocorreram nos encontros formativos. Destaca-se, nos resultados, que a criação de espaços consolidados de formação é promissora, porém complexa. As análises tecidas enfatizam que o aprimoramento da formação continuada em HTPC depende de um conjunto articulado de ações que favoreçam não só o diálogo e a reflexão da prática, mas, sobretudo, que formem e fortaleçam, em conjunto, os professores e todos os demais profissionais da escola.

Palavras- chave: Formação continuada. HTPC. Horário de trabalho pedagógico coletivo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Cristina Albieri Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisadora plena da Fundação Carlos Chagas e professora permanente do Mestrado profissional em Educação do Unasp. http://lattes.
cnpq.br/6308092123758952;

Cristovam da Silva Alves, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é
professor permanente do Mestrado Profissional em Educação da UNITAU. Lates id: http://lattes.cnpq.
br/2571036701670195;

Referências

BANDEIRA, DIÁLOGO SOBRE ATIVIDADE INTELECTUAL E MATERIAL NA COLABORAÇÃO: a que provém este livro? In IBIAPINA, Ivana M. L. M.; BANDEIRA, Hilda M. M; ARAUJO, Francisco A. M. (Orgs.). Pesquisa colaborativa: multirreferenciais e práticas convergentes. Teresina: EDUFPI, 2016. Disponível em https://www.ufpi.br/ebooks-2016-ppged

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.

BEZERRA, A.A.C; TANAJURA, L.L.C: Pesquisa-Ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: Aproximações e especificidades metodológicas. Ver.Eletronica Pesquiseduca, Santos, v.07, n.13, p.10-23, jan-jun..2015

CANÁRIO, R. Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação: formação de professores (1.: 2002: Brasilia) Simpósios [do] Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação: formação de professores. / Marilda Almeida Marfan (Orgonizodoro). __ Brasilia : MEC, SEF, 2002. 384 p.: il.; v.l 1. Formação de Professores. 2. Qualidade da Educação. 3. Educação Básica. I. Titulo. II. Brasil. Ministério da Educação. Secretario de Educação Fundamental.

CANÁRIO, R. O professor entre a reforma e a inovação. Caderno de formação: formação de professores: Bloco 03: Gestão Escolar/ [Laurence Duarte Colvara (Coord.)]. -São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitora de Graduação: Univesp,2013.280 p. Na capa: v.2. Bloco03 D 27 – Organizaçaõ e Gestão da Escola – v2. Bloco 02 – D28 – Gestão Curricular. Disponível também online em: www.acervodigital.unesp.br

CORREA, A.B. Aula de trabalho pedagógico coletivo: uma reflexão sobre a importância das demandas do contexto e da criticidade em sua potencialidade formativa. Orientadora: Fernanda Coelho Liberali. 2016. 96f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2016.

CRECCI, V, M.; FIORENTINI, D. Desenvolvimento Profissional de Professores em Comunidades com Postura Investigativa. Acta Scientie, Canoas, v15, n.1, p.9-23, jan./abr.2013

DAVIS, et al. Formação continuada de professores em alguns estados e municípios do Brasil.Ca.Pesqui.vol.41, nº.144 São Paulo Sept. /Dec.2011

GATTI, et al. Professores do Brasil: Novos Cenários de Formação. Brasília, Unesco, 2019

FALSARELLA, A, M; Formação continuada de professores e elaboração do projeto pedagógico da escola. UNIARA – Centro Universitário de Araraquara. Programa de Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação. Araraquara – SP – Brasil. 14801 – 320 – anamariafal@uol.com.br

IBIAPINA, Ivana M. L. M. Reflexões sobre a produção do campo teórico-metodológico das pesquisas colaborativas: gênese e expansão. In IBIAPINA, Ivana M. L. M.; BANDEIRA, Hilda M. M; ARAUJO, Francisco A. M. (Orgs.). Pesquisa colaborativa: multirreferenciais e práticas convergentes. Teresina: EDUFPI, 2016. Disponível em https://www.ufpi.br/ebooks-2016-ppged

IMBERNÓN, F. Caminhos para melhorar a formação continuada de professores. [Entrevista cedida a Noêmia Lopes] NOVA ESCOLA, 2017. Disponível em : https://gestaoescolar.org.br/456/francisco-imbernon-fala-sobre-caminhos-para-melhorar-a-formaçõ-continuada-de-professores/. Acesso em :24.mar.2022.

LOURENÇO, R.S.S.L. A formação continuada em serviço de professores e as atividades de trabalho pedagógico coletivo nas escolas dos anos iniciais do ensino fundamental. Orientador: Edson do Carmo Inforsato,2014. 140f. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista. São Paulo. 2014.

OLIVEIRA, L.A.M. Um olhar sobre a formação em serviço (HTPC) na perspectiva de professores da Educação Básica. Orientadora: Mariana aranha de Souza. 2019.155f. Dissertação (Mestrado). Universidade de Taubaté. Taubaté. São Paulo.2019

PLACCO, V.M.N.S. A função formativa da coordenação pedagógica na escola básica. XVII ENDIPE -Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – EDUECE – Livro 4, p.530 – 551.

PLACCO, V.M.N.S.; ALMEIDA, L.R.; SOUZA, V, L, T. O coordenador pedagógico (CP) e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. Estudos & Pesquisas Educacionais – n. 2, novembro 2011 – Fundação Victor Civita – São Paulo. Anual. Estudos realizados em 2010 issn 2177-353x 1. Pesquisas educacionais 2. Capacitação de profissionais de educação 3. Coordenação pedagógica. i. Fundação Victor Civita ii. Título. cdd-370.7

SHULMAN, L.S.; SHULMAN, Judith H. Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação. Cadernos Cenpec. São Paulo, v.6, n.1, p.120-142, jan./jun. 2016

SOUZA, G.R. Horas de trabalho pedagógico coletivo (HTPCs): espaços de formação contínua e de produção de saberes docentes? Orientador: Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, 2013.411f. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo.2013

VAILLANT, D, MARCELO, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Editora UTFPR,2012

VIEIRA, A. de R. Rodas de conversa também são boas estratégias para os adultos. Revista Nova Escola, 2015

Downloads

Publicado

2022-09-16

Como Citar

Araujo, V. A. de, Almeida, P. C. A., & Alves, C. da S. (2022). Desenvolvimento do HTPC como espaço de formação continuada. Educação Em Revista, 23(1), 181–196. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p181