A educação em uma abordagem fenomenológica

repercussões das experiências ontológicas na educação em ciências

Autores

  • Valdirene Aparecida Araujo dos Santos Universidade Federal do Paraná
  • Robson Simplicio de Sousa Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p267

Palavras-chave:

Fenomenologia, Experiências, Educação em Ciências

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um ensaio acadêmico que aborda a Educação em Ciências em uma perspectiva fenomenológica. Partimos da tradição fenomenológica em que apresentamos a fenomenologia transcendental de Husserl, a fenomenologia existencial de Heidegger e a fenomenologia da corporeidade de Merleau-Ponty. Apesar de ter uma longa tradição educacional em outros países, no Brasil, as abordagens fenomenológicas são pouco utilizadas na educação. Uma educação fenomenológica, possibilita que os alunos vivenciem a percepção de fenômenos por meio de experiências sensoriais corpóreas. Para ilustrarmos como essa abordagem tem favorecido o experienciar na educação, realizamos um sobrevoo na tradição histórica de fenomenólogos de língua inglesa, alemã, holandesa e brasileira que articularam/articulam a fenomenologia à educação. Essa abordagem se apresenta como um modo para lidar com a educação e o ensino que ainda se encontram calcados restritivamente na cognição. Isso também se aplica ao contexto da educação em Ciências no qual restringe o acesso à natureza por meio do dualismo cartesiano. Como resultado defendemos que abordagem fenomenológica é um caminho educacional que promove a compreensão do mundo a partir das nossas próprias experiências, da nossa interação com o outro e com o mundo em que vivemos.

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Biografia do Autor

  • Valdirene Aparecida Araujo dos Santos, Universidade Federal do Paraná

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Integrante do Grupo de Pesquisa JANO: Filosofia e História na Educação em Ciências da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) e em Química pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) - Campus Iturama. Atua como professora na Rede Pública Municipal de Educação de Iturama-MG

  • Robson Simplicio de Sousa, Universidade Federal do Paraná

    Doutor em Educação em Ciências. Professor Adjunto na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2022-11-10

Edição

Seção

Educação, cultura e relações de gênero

Como Citar

Santos, V. A. A. dos, & Sousa, R. S. de. (2022). A educação em uma abordagem fenomenológica: repercussões das experiências ontológicas na educação em ciências. Educação Em Revista, 23(1), 267-286. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p267