A educação em uma abordagem fenomenológica
repercussões das experiências ontológicas na educação em ciências
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p267Palavras-chave:
Fenomenologia, Experiências, Educação em CiênciasResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um ensaio acadêmico que aborda a Educação em Ciências em uma perspectiva fenomenológica. Partimos da tradição fenomenológica em que apresentamos a fenomenologia transcendental de Husserl, a fenomenologia existencial de Heidegger e a fenomenologia da corporeidade de Merleau-Ponty. Apesar de ter uma longa tradição educacional em outros países, no Brasil, as abordagens fenomenológicas são pouco utilizadas na educação. Uma educação fenomenológica, possibilita que os alunos vivenciem a percepção de fenômenos por meio de experiências sensoriais corpóreas. Para ilustrarmos como essa abordagem tem favorecido o experienciar na educação, realizamos um sobrevoo na tradição histórica de fenomenólogos de língua inglesa, alemã, holandesa e brasileira que articularam/articulam a fenomenologia à educação. Essa abordagem se apresenta como um modo para lidar com a educação e o ensino que ainda se encontram calcados restritivamente na cognição. Isso também se aplica ao contexto da educação em Ciências no qual restringe o acesso à natureza por meio do dualismo cartesiano. Como resultado defendemos que abordagem fenomenológica é um caminho educacional que promove a compreensão do mundo a partir das nossas próprias experiências, da nossa interação com o outro e com o mundo em que vivemos.
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