Representações sociais de crianças negras sobre a tez da pele
profusão de cores em contexto escolar da amazônia bragantina
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p319Palavras-chave:
Representações sociais, Crianças negras, Tez da peleResumo
Esta pesquisa apresenta como objetivo investigar as representações sociais de crianças negras sobre a tez da pele em contexto escolar da Amazônia Bragantina. O percurso metodológico baseia-se na abordagem qualitativa, com aplicação de pesquisa de campo e técnica projetiva para geração de dados, com participação de crianças de uma escola pública municipal do município de Bragança (PA). A análise de dados foi realizada por meio da tridimensionalidade das representações sociais (informação, imagem e atitude), baseado em Moscovici (1978). Os resultados estão estruturados em três categorias analíticas, a saber: Representação social sobre a tez da pele com cor de pele e branco; Representação social sobre a tez da pele com preto e moreno; Representação social sobre a tez da pele em relações de cores. Outros se referem à profusão de cores que utilizam para referenciar negros e brancos em seus desenhos, em que as cores claras aparecem de forma acentuada, mesmo que involuntariamente em alguns momentos. Logo, nos discursos e desenhos, o negro é definido como moreno, meio que preto, ou não é colorido, pelos quais reforçam diferentes meios discriminatórios ocorrentes na sociedade brasileira, reproduzindo práticas de inferiorização do outro, tendo sua máxima expressão no racismo.
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