Representações sociais de crianças negras sobre a tez da pele

profusão de cores em contexto escolar da amazônia bragantina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p319

Palavras-chave:

Representações sociais, Crianças negras, Tez da pele

Resumo

Esta pesquisa apresenta como objetivo investigar as representações sociais de crianças negras sobre a tez da pele em contexto escolar da Amazônia Bragantina. O percurso metodológico baseia-se na abordagem qualitativa, com aplicação de pesquisa de campo e técnica projetiva para geração de dados, com participação de crianças de uma escola pública municipal do município de Bragança (PA). A análise de dados foi realizada por meio da tridimensionalidade das representações sociais (informação, imagem e atitude), baseado em Moscovici (1978). Os resultados estão estruturados em três categorias analíticas, a saber: Representação social sobre a tez da pele com cor de pele e branco; Representação social sobre a tez da pele com preto e moreno; Representação social sobre a tez da pele em relações de cores. Outros se referem à profusão de cores que utilizam para referenciar negros e brancos em seus desenhos, em que as cores claras aparecem de forma acentuada, mesmo que involuntariamente em alguns momentos. Logo, nos discursos e desenhos, o negro é definido como moreno, meio que preto, ou não é colorido, pelos quais reforçam diferentes meios discriminatórios ocorrentes na sociedade brasileira, reproduzindo práticas de inferiorização do outro, tendo sua máxima expressão no racismo.

Biografia do Autor

  • Antonio Matheus do Rosário Corrêa, Universidade Federal do Pará

    Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Bolsista de Apoio à Atividade Acadêmica do Núcleo de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Pará, Campus Bragança. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Currículo, Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais.

  • Raquel Amorim dos Santos, Universidade Federal do Pará

    Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA). Professora Adjunta da UFPA, Campus Universitário de Castanhal, Faculdade de Pedagogia (CCAST/FAPED). Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA/UFPA). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros (NEAB/UFPA).

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Publicado

2022-11-29

Edição

Seção

Educação e infâncias na Amazônia

Como Citar

Representações sociais de crianças negras sobre a tez da pele: profusão de cores em contexto escolar da amazônia bragantina. (2022). Educação Em Revista, 23(1), 319-338. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p319