Comunicação emocional de bebês

reflexões a partir de estudos sobre a gestão participativa

Autores

  • Edmeire de Souza UNESP
  • Elieuza Aparecida de Lima Faculdade de Filosofia e Ciências
  • Mariana Natal Prieto Faculdade de Filosofia e Ciências

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p99-114

Palavras-chave:

Education. Early Childhood Education. Babies emotional communication. Participative management. Bibliographic and documentary study.

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar reflexões sobre o papel e o valor da atuação e contribuição da gestão escolar no desenvolvimento das capacidades humanas dos bebês a partir de ações didático-formativas – especialmente os processos de formação continuada dos educadores – com base na materialização dos preceitos do Projeto Político Pedagógico (PPP) e da Teoria Histórico-Cultural. Trata-se de discutir contextos propícios para a efetividade do binômio cuidar e educar como fundamento da prática docente. Ao eleger a THC como base para o desenvolvimento do trabalho, a equipe pedagógica de uma Escola Municipal de Educação Infantil de uma cidade do interior de São Paulo busca desenvolver uma gestão participativa, consistente e humanizadora, o que enriquece e qualifica as atividades propostas pelos professores e evidencia o lugar assumido pela criança como sujeito ativo no ambiente escolar. Os resultados dos estudos de tipo bibliográfico e documental sinalizam que é fundamental a participação de toda a comunidade escolar na elaboração do PPP, evidenciando o trabalho da gestão escolar como fomento para criar condições a fim de que todos os profissionais atuantes na escola se apropriem e expressem no dia a dia escolar ricas articulações contínuas entre teoria e prática. Esse trabalho colaborativo e transparente é orientado pela compreensão da importância de cada um dos envolvidos esse processo de educação e desenvolvimento do bebê, envolvendo professores e demais educadores como sujeitos mediadores nas atividades da criança com o seu entorno por meio da comunicação emocional no primeiro ano de vida. Com isso, as discussões se encaminham para afirmar o papel da equipe gestora como essencial na potencialização de práticas que materializem o que é apresentado teoricamente, mediante a adoção de uma base teórica capaz de contribuir para qualificar o pleno desenvolvimento da criança e também de toda a equipe de educadores, qualificando as relações e potencializando êxito do processo de humanização no primeiro ano de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elieuza Aparecida de Lima, Faculdade de Filosofia e Ciências

Livre-docente em Docência na Educação Infantil; Docente do Departamento de Didática e do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Marília, SP.
Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Docência na Educação Infantil - Gepedei; membro do Grupo de Pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural".
ORCID: orcid.org/0000-0002-4957-6356

Mariana Natal Prieto, Faculdade de Filosofia e Ciências

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Marília,  SP.   

Professora de Educação Infantil; 

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Docência na Educação Infantil - Gepedei.
ORCID: orcid.org/0000-0001-9166-3245

Referências

AKURI, J. G. M.; KOHLE, E. C.; PEREIRA, M. C. Cuidado e educação dos bebês e crianças pequeninas. Revista De Educação Popular. v. 19, n.3, p. 171-192. 2020.

BORGES, R.; SIMIANO, L. P. Desafios da gestão na educação infantil: entre concepções e práticas de gestoras. Educação Unisinos, v. 23, n.3, p. 544, jan. 2019.

CHAVES, M. Práticas pedagógicas na educação infantil: contribuições da Teoria Histórico-Cultural. Fractal: Revista de psicologia. v. 27, n.1, p. 56-60, 2015.

ELKONIN, D.B. Lembranças do amigo e companheiro. In: GOLDER, M (org.). Leontiev e a psicologia histórico-cultural: um homem em seu tempo. São Paulo: Xamã, p. 77-84. 2004.

EMEI NOSSA SENHORA DA GLÓRIA. Projeto Político Pedagógico 2021-2024. Marília, 2021.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução Manuel Dias Duarte. 3.ed. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.

MARTINS, A. M.; BATISTA, D. A. Gestão de creches: (Re) leituras de um processo de formação continuada. Educação: teoria e prática. v.29, n.60, p.162-179, 2019.

MELLO, L. S.; MAIA, G. Z. A. Formação continuada de educadores: Ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da Universidade. Educação temática digital. v. 11, n.1, p.52-73, 2009.

MELLO, S. A. Bebês e crianças pequenininhas como sujeitos: participação e escuta. In: COSTA, S. A.; MELLO, S. A. (org.). Teoria histórico-cultural na Educação Infantil: conversando com professoras e professores. Curitiba: CRV, 2017, p. 41-50.

MELLO, S.A.; SINGULANI, R. A. D. A abordagem Pikler-Loczy e a perspectiva histórico-cultural: A criança pequenininha como sujeito nas relações. Perspectiva. Florianópolis, v.32, n.3, p. 879-900, 2014.

MUKHINA, V. Psicologia da Idade Pré-Escolar. Martins Fontes, São Paulo, p.47, 1996.

SOUZA, N. M.; AZEVEDO, M. S.; GALDINO, F. A. P.; BRITO, N. Revista de gestão e avaliação educacional, v. 1, n.1, p. 1-13, 2019.

VARGAS, G.; GOBBATO, C.; BARBOSA, M. C. S. Das singularidades da docência com saberes docentes na formação inicial. Cadernos de pesquisa em educação. p. 46-67, 2018.

VIGOTSKI, L.S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L.S., LEONTIEV, A.N.; LURIA, A.R. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, p. 103-117. 2001b.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas IV. Madrid: Visor Distribuiciones, 1996. p. 275 - 318.

Downloads

Publicado

2022-07-13

Como Citar

de Souza, E., Lima, E. A. de, & Prieto, M. N. (2022). Comunicação emocional de bebês: reflexões a partir de estudos sobre a gestão participativa. Educação Em Revista, 23(1), 99–114. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p99-114

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)