Ensino de ciências e os seres vivos

análises da BNCC e de livros didáticos

Autores

  • Peterson Fernando Kepps da Silva EMEF Cecília Meireles
  • Lavínia Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p163

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Seres vivos, Anos iniciais, Ensino Fundamental

Resumo

Objetiva-se discutir a abordagem dos conteúdos de Zoologia e Botânica presentes em uma coleção de livros didáticos de Ciências para os três primeiros anos iniciais do Ensino Fundamental; propondo critérios para análise desses conteúdos nos livros; e investigando a forma como a temática é apresentada na BNCC. Para tanto, utilizou-se os princípios teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa do tipo documental. Como resultados, criaram-se os seguintes critérios de análise: conteúdo abordado; explicação dos termos desconhecidos; adequação à realidade geográfica; ilustração; tipos de atividade; atividade relacionada com o tema. Percebeu-se também que o estudo da temática “seres vivos” baseia-se em características externas dos animais e plantas; que há a presença de questões envolvendo o respeito à diversidade de seres e a vida como um todo; bem como a problematização de temas emergentes, como a extinção de espécies e a atuação dos seres humanos neste processo. Pode-se concluir ainda que há o alinhamento dos livros didáticos com o que está posto na BNCC.

 

Biografia do Autor

  • Lavínia, Universidade Federal do Rio Grande

    Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); atualmente professora adjunta da FURG no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/FURG). 

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Publicado

2022-08-09

Como Citar

Ensino de ciências e os seres vivos: análises da BNCC e de livros didáticos. (2022). Educação Em Revista, 23(1), 163-180. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p163