O trabalho docente com a produção de textos durante a pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p133Palavras-chave:
Produção de Texto. Trabalho Docente. Ensino Fundamental.Resumo
O isolamento social recomendado pela OMS-ONU (Organização Mundial da Saúde - Organização das Nações Unidas) estabeleceu um novo paradigma na atuação docente. Essa medida representou, digitalmente, um dos maiores desafios para a educação brasileira: o ensino remoto, durante a pandemia da COVID-19. A partir desse contexto, este trabalho objetivou compreender, na perspectiva do discurso de professores que atuam no Ensino Fundamental II, o trabalho docente com a produção textual desenvolvido durante a pandemia da COVID-19, identificando aspectos que caracterizam a natureza do trabalho e os desafios encontrados durante o contexto da pandemia. Esse estudo de natureza qualitativa, exploratória foi desenvolvido com 6 professores, tendo como base a perspectiva bakhtiniana de língua como discurso (BAKHTIN, 2010). Para a análise dos dados coletados, foi utilizada como metodologia a Análise de Conteúdo de entrevistas semiestruturadas. O resultado encontrado evidenciou algumas dificuldades no ensino de produção de texto de maneira remota na perspectiva docente, diante da realidade desigual e multifacetada dos estudantes. Em suma, o estudo possibilitou a construção de conhecimento sobre o trabalho realizado pelos professores durante a pandemia, assegurando que as atividades desenvolvidas foram desafiadoras.
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