O currículo do berçário
rompendo com a educação transmissiva e buscando aproximação com as pedagogias participativas
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p79-98Palavras-chave:
Currículo, Educação Infantil, Pedagogia participativaResumo
Refletir sobre o currículo do berçário a partir do diálogo com o referenciais dos campos das teorias de currículo e das pedagogias participativas, este foi o objetivo desta investigação. Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado. Alicerçado em pesquisa bibliográfica, defende-se a necessidade de desconstruir conceitos enraizados, presentes em uma pedagogia transmissiva, e superá-los à luz da proposta da Pedagogia-em-Participação. Concebendo o currículo como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, valorizando a escuta e as vozes de todos os envolvidos no processo, em uma práxis alicerçada na indissociabilidade entre o cuidar e o educar. Argumenta-se a necessidade de educação que tenha o compromisso de enxergar bebês e crianças não como executores, mas como potentes, criativos e pesquisadores, e o educador como mediador na organização de tempos, espaços, materialidades, relações e interações que possibilitem a ampliação das experiências de aprendizagem e desenvolvimento.
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