A educação do campo em Parintins nas rodas de conversa no FOPINECAF

FIELD EDUCATION IN PARINTINS ON THE TALKING WHEELS AT FOPINECAF

Autores

  • Bruna dos Santos PRATA UFAM
  • Simone Souza Silva UFAM

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p61-78

Palavras-chave:

Educação do campo. FOPINECAF. Rodas de conversa

Resumo

A pesquisa buscou conhecer a educação do campo no Município de Parintins, a partir das rodas de conversa do FOPINECAF (Fórum Parintinense das Florestas e das águas Paulo Freire). As rodas de conversa configuram uma importante estratégia metodológica de escuta e diálogo no FOPINECAF. O estudo evidenciou que o FOPINECAF se fortalece como um instrumento de luta do coletivo, embasado na leitura crítica e reflexiva da realidade, considerando as demandas concretas dos sujeitos, e em passos lentos, algumas conquistas vão se concretizando. Arroyo (2012), Caldart (2012), Saviane (2014) dentre outros embasam a pesquisa, que é de cunho qualitativo e abordagem dialética, com apoio da pesquisa bibliográfica, observação livre e participante e rodas de conversa. Foram dez os sujeitos deste estudo, entre professores, estudantes, trabalhadores rurais e lideranças de movimentos sociais, cujas identidades foram preservadas. São sujeitos que acreditam na educação como uma das possibilidades de transformação e  mudança social, intelectual,  política e econômica para o Município. No momento atual, no qual o mundo vive em meio à pandemia, o FOPINECAF continua suas ações, seja de forma virtual ou presencial, com um numero reduzido de participantes, atendendo aos protocolos de cuidados, mas trazendo pautas e demandas.

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Publicado

2022-07-14

Como Citar

PRATA, B. dos S., & Silva, S. S. (2022). A educação do campo em Parintins nas rodas de conversa no FOPINECAF: FIELD EDUCATION IN PARINTINS ON THE TALKING WHEELS AT FOPINECAF. Educação Em Revista, 23(1), 61–78. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p61-78