Perfil de crianças com transtorno do espectro autista em relação à independência nas atividades de vida diária
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n2.06.p71Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Atividade de vida diária, CriançasResumo
Essa pesquisa aborda a temática de independência em relação às atividades de vida diária em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O estudo teve como objetivo elaborar e apresentar o perfil de um grupo de crianças com TEA em relação ao nível de independência nas atividades de vida diária (AVD). Cinco crianças passaram por uma avaliação com o uso de um instrumento específico. A coleta foi realizada numa instituição sem fins lucrativos, localizada numa cidade da região centro-oeste do estado de São Paulo. As atividades foram realizadas de maneira mais espontâneas possíveis para fidedignidade dos dados e foram entrevistados pais e responsáveis de criança com TEA, bem como seus professores, visando àqueles que tenham maior contato com ela em suas AVD. Os resultados indicaram duas crianças independentes, duas semi-independentes e uma dependente e identificaram também diferentes perfis caracterizados pela influência dos sintomas do espectro e do meio em seu desenvolvimento. O aspecto mais afetado foi o vestuário, entendendo que a influência da família é de extrema importância no desenvolvimento deste. Por fim, a intenção além de traçar o perfil das crianças é trazer essa devolutiva para os profissionais, pais e responsáveis, afim, de contribuir para o trabalho colaborativo e futuras intervenções promovendo melhora em ambas as partes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1