ATIVIDADES DE ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA DO PROGRAMA TEACCH: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Wilson Nascimento SILVA Escola Espaço Potencial de Marília/SP.
  • Flaviane Pelloso Molina FREITAS Docente da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Cornélio Procópio, PR.

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n2.11.p117

Resumo

O presente relato aborda uma experiência de adaptação curricular voltada para uma intervenção pedagógica de apoio escolar em contraturno para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Teve por obtivo principal indicar alguns aspectos de adaptação curricular, com base no Programa Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children (TEACCH). Estes aspectos foram testados com um grupo de crianças com TEA que frequenta uma instituição especializada, sem fins lucrativos, situada numa cidade da região centro-oeste do interior do estado de São Paulo. Esse grupo era composto por seis crianças com TEA, atendidas há mais de um ano pela instituição, com idade entre sete e nove anos, com perfil de crianças alfabetizadas, com nível de autismo leve. Os materiais foram utilizados em atividades desenvolvidas numa sala de atendimento pedagógico. Os procedimentos metodológicos utilizados iniciam com uma avaliação multidisciplinar frente ao currículo generalista. Em seguida é elaborado um currículo individual, para então planejar propostas de adaptações com base no Programa TEACCH. Este relato permitiu indicar alguns materiais que podem fornecer suporte, em disciplinas como: Artes, Geografia e Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Nascimento SILVA, Escola Espaço Potencial de Marília/SP.

Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Marília; Educador Social na Associação de Pais e Amigos do Autista (Espaço Potencial), Marília/SP; Especializando em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, SP.

Flaviane Pelloso Molina FREITAS, Docente da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Cornélio Procópio, PR.

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Filosofia Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, SP; Docente da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Cornélio Procópio, PR; Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), PR

Downloads

Publicado

2017-03-06

Edição

Seção

Relato de Experiência