FORMAÇÃO INICIAL E PERMANENTE DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v4n1.07.p73Resumo
este artigo tem por objetivo discutir sobre a formação inicial e permanente de professores em Educação Especial. A questão principal de investigação foi identificar os aspectos históricos e normativos quanto a essa formação docente. Isso se torna ainda mais relevante, porque em tempos de inclusão e multiculturalidade suscita a necessidade de uma formação docente para atuar nesse contexto, de modo que essa formação ofereça subsídios teóricos e práticos para a atuação pedagógica contemplando o ensino para todos. Para tanto, esta pesquisa apresenta um estudo bibliográfico e uma análise documental que aponta aspectos, tanto na formação inicial, quanto na formação permanente, relacionados ao preparo dos profissionais em ambas as modalidades para o trabalho docente no contexto inclusivo. A pesquisa apontou como principais resultados que a formação inicial deveria continuar na formação permanente, em um contínuo aprender, de forma proximal e colaborativa, numa perspectiva de acoplar universidade e escola, teoria e prática, em favor da inclusão escolar.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-09-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1
Como Citar
PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; VITALIANO, Célia Regina; FREITAS, Flaviane Pelloso Molina; SILVA, Wilson Nascimento da. FORMAÇÃO INICIAL E PERMANENTE DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 4, n. 1, 2017. DOI: 10.36311/2358-8845.2018.v4n1.07.p73. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7331.. Acesso em: 19 nov. 2024.