TECNOLOGIA ASSISTIVA: PESQUISAS DESENVOLVIDAS EM PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5763Resumo
O estudo teve como objetivo descrever o cenário da produção em Tecnologia Assistiva no Brasil, com ênfase nas pesquisas de dissertações e teses sob os aspectos da temática direcionada a: mobiliário adaptado para o aluno com deiciência física e recurso auxiliar de ensino, perante distúrbios da motricidade como tema central ou periférico. Para a análise foi realizada abusca de teses e dissertações produzidas no Brasil, com os descritores tecnologia assistiva, mobiliário, mobiliário escolar, mobiliário adaptado, cadeira no Banco de teses da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (IBICT) e com os descritores deiciência física e paralisia cerebral, no Banco de teses/CAPES. Realizou-se a leitura e análise dos resumos disponíveis e a classiicação foi efetuada em dois temas: (1) produção do conhecimento em TA com ênfase no mobiliário adaptado para o aluno com deiciência física; (2) aspectos da temática com ênfase no recurso auxiliar de ensino perante distúrbios da motricidade como tema central ou periférico. Encontrou-se uma predominância de estudos descritivos, desenvolvidos no mestrado, com foco na descrição de uso de tecnologias disponíveis ou no desenvolvimento de produto, porém sem a análise de usabilidade, sem a preocupação com uma abordagem multidisciplinar e com a percepção e envolvimento do usuário inal, a pessoa com deiciência, durante o processo.
Downloads
Publicado
2016-01-25
Edição
Seção
Revisão de Literatura
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1