AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DE CRIANÇAS DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n1.09.p95Resumo
Este estudo abordou a problemática da avaliação psicopedagógica no âmbito da Educação Especial e Inclusiva. O trabalho teve como objetivo principal analisar os relatos de uma equipe multidisciplinar sobre a avaliação e o diagnóstico de alunos do público-alvo da Educação Especial. De maneira secundária, a pesquisa buscou as implicações desses relatos para as ações de educação inclusiva no município pesquisado. O estudo foi realizado num município de pequeno porte, no interior do estado do Paraná. Foram efetuadas entrevistas com a equipe de Educação Especial do município e duas pedagogas atuantes nas escolas. Foi utilizado um roteiro semiestruturado, as entrevistas tiveram duração média de 25 minutos e foram realizadas em locais previamente combinados com cada participante. Os dados foram transcritos e analisados a partir de seus temas. Foram obtidas três categorias temáticas: a) Critérios de avaliação das crianças; b) Concepções e instrumentos para o processo avaliativo e c) Implicações do processo de avaliação. Os resultados revelaram uma avaliação apoiada em laudos médicos, testes centrados na criança e critérios pré-estabelecidos para o encaminhamento dessas crianças para a própria avaliação. Consideramos que essas ações relatadas indicaram uma fragilidade na realização de um trabalho com perspectiva inclusiva. Ponderamos que as principais implicações desses dados para a educação inclusiva recaíram em dois aspectos: 1) a necessidade de mudança de concepção no processo de avaliação em ambiente escolar e 2) a necessidade de (re)pensar sobre a forma como os aspectos da Educação Especial e Inclusiva tem sido enfatizados na formação profissional.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-07-11
Edição
Seção
Artigos
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1
Como Citar
OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; LOPES, Silvia Iris Afonso; SORIANO, Karen Regiane; ARAUJO, Mariane Andreuzzi de. AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DE CRIANÇAS DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 3, n. 01, 2017. DOI: 10.36311/2358-8845.2016.v3n1.09.p95. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7068.. Acesso em: 18 nov. 2024.