CONTEÚDOS ESTRUTURANTES DE UM PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL: INVESTIGAÇÃO EM UMA APAE PARANAENSE

Autores

  • Karolina Siebert Sapelli SCHADECK
  • Jáima Pinheiro de OLIVEIRA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2014.v1n01.4035

Resumo

Este estudo objetivou investigar os conteúdos estruturantes de um programa de estimulação essencial de uma APAE do Estado do Paraná. Esta instituição funciona há 43 anos e possui 420 alunos matriculados. Tratou-se de uma análise documental do projeto pedagógico desta instituição, cuja coleta teve início após a aprovação de um comitê de ética local, sendo efetuada com um protocolo previamente elaborado para este im. Após a análise de conteúdo, foi possível estabelecer três categorias temáticas relacionadas ao funcionamento deste programa, concepção de desenvolvimento presente nele e lugar ocupado pelalinguagem e pela inclusão. Os resultados indicaram que para serem matriculadas, as crianças devem apresentar antecedentes prénatais,neonatais e pós-natais que acarretem problemas de naturezas intelectual, motora, sensorial e de linguagem. O programa é considerado como uma etapa da educação infantil, mas a linguagem não é um conteúdo estruturante dessa etapa, ou seja, trata-se de uma subárea do desenvolvimento a ser trabalhada com intervenções voltadas aos aspectos motores da fala, respiração ecomunicação. Por im, a concepção de desenvolvimento infantil é complementada com as demais áreas, também desarticuladas: sensório-perceptiva; autocuidado; motora e socioemocional. Concluímos que embora seja apresentada como uma etapa escolar, na estimulação essencial da instituição analisada predomina um caráter clínico-especializado, coerente com as concepções de desenvolvimento presentes no documento, mas não com os avanços em relação à concepção de formação humana no contexto daEducação Inclusiva e da diversidade.

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Biografia do Autor

  • Karolina Siebert Sapelli SCHADECK

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Jáima Pinheiro de OLIVEIRA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

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Publicado

2014-06-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SCHADECK, Karolina Siebert Sapelli; OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de. CONTEÚDOS ESTRUTURANTES DE UM PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL: INVESTIGAÇÃO EM UMA APAE PARANAENSE. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 1, n. 01, 2014. DOI: 10.36311/2358-8845.2014.v1n01.4035. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/4035.. Acesso em: 3 dez. 2024.

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