O ENSINO COLABORATIVO E A FORMAÇÃO PERMANENTE DOS PROFESSORES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v4n1.10.p119Resumo
A prática pedagógica, tanto dos professores da sala comum, quanto do Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve considerar os pressupostos da Educação Inclusiva. Isso incide diretamente na formação inicial e/ou permanente desses profissionais e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva reforçou ainda mais esses aspectos. Nesse contexto, o presente artigo objetivou apresentar uma discussão teórica sobre os papeis dos professores da sala comum e do AEE, assegurando uma prática inclusiva e trazendo como estratégia o ensino colaborativo e a formação permanente destes professores. Desta forma, a literatura especializada indica que o ensino colaborativo pode favorecer a inclusão escolar e propiciar aos professores uma formação permanente no próprio contexto de trabalho. Com isso, as discussões e reflexões advindas desses trabalhos, podem gerar mudanças na cultura do sistema educacional brasileiro e da formação inicial e permanente de professores de salas comuns e do AEE, preparando-os para uma atuação colaborativa. Essas mudanças, por sua vez, podem refletir diretamente no currículo escolar, nas práticas pedagógicas e nos diversos olhares, dentro e fora da escola, e assim vir a alimentar a prática da Educação Inclusiva.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-09-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1
Como Citar
ZABOROSKI, Ana Paula; MATA, Simara Pereira da; SORIANO, Karen Regiane; MARTINS, Patrícia Tupin. O ENSINO COLABORATIVO E A FORMAÇÃO PERMANENTE DOS PROFESSORES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 4, n. 1, 2017. DOI: 10.36311/2358-8845.2018.v4n1.10.p119. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7334.. Acesso em: 12 nov. 2024.