PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO A SURDOS PARA O EXAME DE INGRESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília
  • Marcília Correa de Souza Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília
  • Miriãn Caroline Sanches Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2019.v6n1.16.p221

Palavras-chave:

Inclusão, Surdos, Ensino Superior, Vestibular

Resumo

 Discutir e problematizar a participação de grupos minoritários nos espaços de educacionais universitários exigirá o compromisso de romper as barreiras que impedem a participação social e a igualdade de acesso à Educação Superior. Com base nessa premissa, este artigo descreve os resultados de um programa de orientação do exame vestibular para o ingresso de estudantes surdos no Ensino Superior. Participaram do programa no total 29 surdos que concluíram o Ensino Médio e/ou que estão cursando o EJA – Ensino de Jovens e Adultos – que residiam no município de Marília/SP, no período de 2015-2017. As intervenções propostas no programa consistiram na oferta de atividades de orientação pedagógica sobre o exame vestibular da UNESP; e da apresentação do estrutura e funcionamento do Programa do Cursinho Alternativo, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (FFC/Marília). Os encontros foram realizados de forma recorrente, durante os dois meses que antecediam o prazo para a inscrição para os processos seletivos, nos anos mencionados. O programa priorizou temas que retratassem aspectos sobre as formas organizadas do exame para o ingresso à Universidade. Permitu, aos participantes que se reconhecessem na condição da deficiência, apreciar os requerimentos de atenção diferenciada e dialogar sobre os direitos de participação de todos no processo seletivo para o ingresso à Educação Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

Docente do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC/UNESP-Marília/SP.

Marcília Correa de Souza, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

Graduada em Pedagogia da FFC/UNESP-Marília/SP.

Miriãn Caroline Sanches, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

Graduanda de Ciências Sociais da FFC/UNESP- Marília/SP.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

Martins, S. E. S. de O., Souza, M. C. de, & Sanches, M. C. (2019). PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO A SURDOS PARA O EXAME DE INGRESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 6(1), 221–230. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2019.v6n1.16.p221

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)