ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL: O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR ESPECIALISTA

Autores

  • Rosimar Bortolini POKER
  • Sandra Eli Sartoreto de Oliveira MARTINS
  • Claudia Regina Mosca GIROTO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n1.5197

Resumo

Frente à atribuição do professor especialista como responsável pela elaboração de um plano de atendimento individual para os alunos público-alvo da educação especial, o presente artigo objetivou retratar a percepção de professores da rede pública de ensino sobre o emprego do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para a oferta do Atendimento Educacional Especializado
(AEE) em salas de recursos multifuncionais (SRM). Trata-se de um roteiro descritivo, utilizado no processo de formação continuada de professores da rede pública de ensino, num curso de especialização a distância, da área de educação especial, com vistas a auxiliar na avaliação, na caracterização do perfil e das condições de aprendizagem acadêmica do alunado em questão. Para
tal, 98 professores que concluíram o referido curso responderam a um questionário previamente elaborado. A análise dos dados foi subsidiada pela abordagem qualitativa, por meio da eleição de eixos temáticos, corroborada pela análise quantitativa. Os resultados
indicaram que o PDI tem sido disseminado na oferta do AEE nas SRM. A maioria dos professores referiu conhecer o roteiro em questão, justificou o seu uso, identificou para quem se destina, além de considerar que tem contribuído, consideravelmente, para a organização e planejamento do trabalho pedagógico na SRM. Frente aos resultados obtidos, conclui-se que o PDI tem se
constituído numa ação didática que atende aos princípios da educação inclusiva, desde que considerada no projeto pedagógico da escola, conforme propõe a legislação educacional no Brasil.

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Biografia do Autor

  • Rosimar Bortolini POKER

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Sandra Eli Sartoreto de Oliveira MARTINS

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Claudia Regina Mosca GIROTO

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

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Publicado

2015-08-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

POKER, Rosimar Bortolini; MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira; GIROTO, Claudia Regina Mosca. ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL: O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR ESPECIALISTA. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 2, n. 1, 2015. DOI: 10.36311/2358-8845.2015.v2n1.5197. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5197.. Acesso em: 12 nov. 2024.

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