Acessibilidade em Libras no exame vestibular para surdos

Autores

  • Claudia Regina Vieira
  • Kate Mamhy Oliveira Kumada
  • Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n1.02.p13

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Acessibilidade, Libras, Ensino Superior, Vestibular

Resumo

A promoção e efetivação de ações afirmativas para amenizar os obstáculos que impedem e/ou dificultam a participação de grupos linguísticos minoritários, em processos seletivos de ingresso à Universidade, constituem boas práticas inclusivas na atualidade. Denominado de ensaio teórico, o artigo discorrerá criticamente sobre o cumprimento de normativas que garantem a acessibilidade em Libras, para candidatos surdos, em exames vestibulares. Para tal desígnio, problematizará a prova escrita e a presença do profissional tradutor e intérprete de Libras/Português, defendida como aspectos normativos de realização do exame nacional, nesta etapa de ensino. Posteriormente, analisar-se-á o uso de softwares de tradução automática com avatares nesse contexto, propondo reflexões sobre o uso dessa tecnologia em atividades desta natureza. Apesar de mais de uma década de discussões pontuais sobre a temática, à acessibilidade dos exames vestibulares em Libras, aquece o debate sobre o potencial e limitações dos profissionais e das tecnologias disponíveis para este fim, constituindo a parte necessária da análise no momento.

Biografia do Autor

  • Claudia Regina Vieira

    Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas.  E-mail: claudia.vieira@ufabc.edu.br

  • Kate Mamhy Oliveira Kumada

    Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. E-mail: kate.kumada@ufabc.edu.br

  • Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins

    Doutora em Educação e Pós-Doutorado em Linguísticaa pela UFSCar. Docente do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp/Campus-Marilia. E-mail: sandra.eli@unesp.br.

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Publicado

2018-04-24

Edição

Seção

Ensaio

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