A imagem do negro e a precarização no ensino de sociologia da rede pública do município de Paranaíba/MS
DOI:
https://doi.org/10.33027/2447-780X.2018.v4.n1.05.p55Palavras-chave:
Educação, Negro, Livro didático, SocializaçãoResumo
Neste trabalho buscamos destacar dois pontos fundamentais do desenvolvimento de uma pesquisa com relação à imagem da etnia negra no ensino da disciplina de Sociologia nas escolas Municipais e Estaduais de Paranaíba/MS. Mediante revisão bibliográfica buscamos apresentar a contribuição e o papel do livro didático para formação da imagem da etnia negra, imagem esta reproduzida no interior das escolas pelo processo de socialização descrito por Èmile Durkheim e, em segundo lugar, o perfil do educador encarregado desta socialização. Levantamento realizado nas Escolas apontam resultados de um perfil não adequado dos profissionais encarregados da transmissão deste conhecimento nas escolas Estaduais do Município; quanto a análise dos livros didáticos é reveladora a quase completa ausência da etnia negra como atores da formação da história e cultura brasileiras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O documento publicado passa a ser propriedade do periódico RIPPMar, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a licença Creative Commons CC BY adotada pelo periódico, devendo ser consignada a fonte de publicação original. Não são cobradas taxas de submissão, avaliação ou editoração.