A imagem do negro e a precarização no ensino de sociologia da rede pública do município de Paranaíba/MS
DOI:
https://doi.org/10.33027/2447-780X.2018.v4.n1.05.p55Palavras-chave:
Educação, Negro, Livro didático, SocializaçãoResumo
Neste trabalho buscamos destacar dois pontos fundamentais do desenvolvimento de uma pesquisa com relação à imagem da etnia negra no ensino da disciplina de Sociologia nas escolas Municipais e Estaduais de Paranaíba/MS. Mediante revisão bibliográfica buscamos apresentar a contribuição e o papel do livro didático para formação da imagem da etnia negra, imagem esta reproduzida no interior das escolas pelo processo de socialização descrito por Èmile Durkheim e, em segundo lugar, o perfil do educador encarregado desta socialização. Levantamento realizado nas Escolas apontam resultados de um perfil não adequado dos profissionais encarregados da transmissão deste conhecimento nas escolas Estaduais do Município; quanto a análise dos livros didáticos é reveladora a quase completa ausência da etnia negra como atores da formação da história e cultura brasileiras.
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