Política de Gestão de Dados de Pesquisa

A RIPPMar segue a Política de Gestão de Dados de Pesquisa Tipo 1, isto é, incentiva o autor sempre que possível e aplicável, a depositar dados que sustentam os resultados da pesquisa em um repositório público. Indica-se ao autor que não possui um repositório preferencial, verificar a conveniência de depositar os dados de pesquisa em um dos seguintes repositórios genéricos:

  1. Dryad;
  2. Figshare;
  3. Harvard Dataverse;
  4. Inter-university Consortium for Political and Social Research (ICPSR);
  5. Open Science Framework (OSF);
  6. Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (Oasisbr);
  7. Repositório Institucional Unesp;
  8. Science Data Bank (SDB);
  9. The Qualitative Data Repository;
  10. UK Data Service;
  11. Zenodo.

O Plano de Gestão de Dados (PGD) descreve quais são os dados coletados ou gerados; quais as metodologias e padrões que são utilizados nesses processos; se, como e sob que condições os dados são compartilhados e/ou tornados abertos para a comunidade científica; e como eles são curados e preservados.

O PGD deve contemplar:

  1. Descrição dos dados e metadados produzidos pelo projeto: amostras, registros de coleta, formulários, modelos, resultados experimentais, software, gráficos, mapas, vídeos, planilhas, gravações de áudio, bancos de dados, material didático e outros.
  2. Quando aplicável, restrições legais ou éticas para compartilhamento de tais dados, políticas para garantir a privacidade, confidencialidade, segurança, propriedade intelectual e outros.
  3. Política de preservação e compartilhamento (compartilhamento imediato ou apenas após a aceitação da publicação associada); período de carência (antes do compartilhamento) e período durante o qual os dados serão preservados e disponibilizados.
  4. Descrição de mecanismos, formatos e padrões para armazenar tais itens, de modo a torná-los acessíveis por terceiros. Esta descrição pode incluir o uso de repositórios e serviços de outras instituições (FAPESP, 2021).

A submissão de documento no sistema OJS do periódico RIPPMar implica que os dados descritos no documento serão disponíveis a qualquer leitor que deseje utilizá-los para fins não comerciais, sem violação da confidencialidade do participante.

Reconhece-se que nem sempre existem dados específicos da pesquisa, bem como não é possível compartilhá-los publicamente. Sendo assim, o autor tem as seguintes opções ao enviar a submissão (a declaração deve ser fornecida como uma seção separada, intitulada ‘Disponibilidade de Dados’, no final do texto principal, antes da Seção Referências:

  • Os dados gerados ​​durante esta pesquisa estão disponíveis no repositório [Nome], [Link da Internet persistente para conjuntos de dados].
  • Os dados gerados durante esta pesquisa estão disponíveis com o autor principal de contato mediante solicitação.
  • Os dados gerados e/ou analisados ​​durante esta pesquisa estão incluídos no texto publicado (ou em Informações Complementares).
  • Os dados gerados durante esta pesquisa não estão disponíveis publicamente para acesso devido a [Motivo], mas estão com o autor principal de contato, que pode analisar a possibilidade de compartilhar com algum interessado.
  • Nenhum conjunto de dados foi gerado ou analisado durante o estudo atual.