Análise Preliminar

Todos os documentos submetidos à RIPPMar recebem, primeiramente, uma avaliação preliminar dos Editores, que visa analisar a adequação do conteúdo ao foco e escopo do periódico, a contribuição e originalidade do conteúdo e a Política Editorial do periódico.

A análise preliminar também consiste em verificar se o texto foi publicado anteriormente, aplicando-se o software iThenticate, no intuito de observar similaridade e/ou plágio. Além disso, verifica-se o preenchimento dos metadados na plataforma OJS, no que se refere a qualidade dos metadados informados e adequação aos critérios técnicos definidos nas normas editoriais.

Após a análise preliminar, a Equipe Editorial toma a decisão editorial cabível, podendo recusar, solicitar correções, submeter novamente ou encaminhar o documento para a avaliação por pares (Double Blind Peer Review).

Designação de Avaliadores

O convite para avaliar um documento é confidencial. A avaliação é realizada por dois avaliadores ad hoc especializados na temática políticas públicas e alinhados ao conteúdo do documento. A avaliação é realizada no próprio sistema OJS, a partir da revisão duplo cego (Double Blind Peer Review), ou seja, os nomes dos avaliadores permanecem em sigilo e, por outro lado, omite-se o(s) nome(s) do(s) autor(es) perante os avaliadores, exceto no processo de avaliação de preprints. No caso de haver discordância entre os dois pareceres dos avaliadores ad hoc, o documento é enviado para um terceiro avaliador ad hoc.

A designação de avaliadores é baseada nos seguintes fatores: conhecimento sobre o tema abordado; área de atuação; perfil descrito nas Plataformas Lattes e ORCID; no próprio cadastro de avaliadores do periódico; recomendação do Conselho Editorial.