A imagem do negro e a precarização no ensino de sociologia da rede pública do município de Paranaíba/MS
DOI:
https://doi.org/10.33027/2447-780X.2018.v4.n1.05.p55Palabras clave:
Educação, Negro, Livro didático, SocializaçãoResumen
Neste trabalho buscamos destacar dois pontos fundamentais do desenvolvimento de uma pesquisa com relação à imagem da etnia negra no ensino da disciplina de Sociologia nas escolas Municipais e Estaduais de Paranaíba/MS. Mediante revisão bibliográfica buscamos apresentar a contribuição e o papel do livro didático para formação da imagem da etnia negra, imagem esta reproduzida no interior das escolas pelo processo de socialização descrito por Èmile Durkheim e, em segundo lugar, o perfil do educador encarregado desta socialização. Levantamento realizado nas Escolas apontam resultados de um perfil não adequado dos profissionais encarregados da transmissão deste conhecimento nas escolas Estaduais do Município; quanto a análise dos livros didáticos é reveladora a quase completa ausência da etnia negra como atores da formação da história e cultura brasileiras.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El documento publicado pasa a ser propiedad de la revista RIPPMar, quedando su reimpresión total o parcial sujeta a la licencia Creative Commons CC BY adoptada por la revista, debiendo citarse la fuente original de publicación. No se cobran tarifas de envío, evaluación o edición.