Submissões

Cadastro no Sistema OJS

Todos os documentos devem ser enviados por meio da plataforma OJS, sistema de gestão do processo editorial do periódico RIPPMar, no endereço https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RIPPMAR/about/submissions. Os documentos devem ser submetidos obrigatoriamente sem a identificação de autoria, conforme o template disponibilizado.

O cadastro no sistema OJS por meio de login e senha é obrigatório para a submissão de documento e o posterior acesso para acompanhar o processo editorial em andamento. Para tanto, é necessário acessar a conta existente (https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RIPPMAR/login) ou cadastrar uma nova conta (https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RIPPMAR/user/register).

Seções

Artigo: Documentos originais sobre proposição, desenvolvimento e resultados de pesquisa em políticas públicas. Mínimo 15 e máximo 25 páginas, incluindo as referências.

Revisão de Literatura: Documentos de revisão de literatura, originais sobre políticas públicas. Mínimo 20 e máximo 30 páginas, incluindo as referências.

Ensaio: Documentos cujo conteúdo se refere a um texto opinativo em que se expõe ideias, críticas, reflexões e impressões pessoais, realizando uma avaliação sobre temas relacionados a políticas públicas. Mínimo 15 e máximo 25 páginas, incluindo as referências.

Relato de Experiência: Comunicações originais sobre experiências vivenciadas sobre políticas públicas. Mínimo 10 e máximo 20 páginas, incluindo as referências.

Estudo de Caso: Documentos originais sobre uma determinada realidade, a partir de um caso concreto de política pública. Mínimo 10 e máximo 25 páginas, incluindo as referências.

Preprints: Documento de conteúdo original oriundo de pesquisa acadêmico-científica, postado em repositórios de preprints online confiáveis como: SciELO Preprints (https://preprints.scielo.org/index.php/scielo); Preprints.org (https://www.preprints.org/); etc. Mínimo 15 e máximo 25 páginas, incluindo as referências.

Resenha: Documentos que apresentem a análise crítica de livros, dossiês, dissertações e teses. Mínimo 4 e máximo 10 páginas, incluindo as referências.

Condições para Submissão

O autor deve obrigatoriamente verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens abaixo descritos:

  1. Atende ao disposto na ‘Quantidade de Documentos’: máximo de 2 artigos por volume/ano.
  2. O conteúdo do documento atende ao foco e escopo da RIPPMar.
  3. Os metadados do(s) autor(es) são preenchidos corretamente: nome, afiliação, último grau acadêmico, endereço de e-mail; número do ORCID; link para o Currículo Lattes (se brasileiros); endereço postal; telefone.
  4. Os metadados do documento são preenchidos corretamente nos três idiomas: título; subtítulo (se aplicável); resumo (máximo de 350 palavras), palavras-chave nos idiomas português, inglês e espanhol.
  5. O documento é gravado no formato .DOC ou .DOCX (Microsoft Word), formatado e padronizado de acordo com o modelo (template) disponibilizado pelo periódico
  6. O documento atende ao estilo (ferramenta do Word "Estilos") usado em cada parte do modelo (template) e está identificado com o prefixo RIPPMar, por exemplo: “1-RIPPMar-Título do Artigo 1” para facilitar sua identificação.
  7. O documento é escrito ou no idioma português, ou inglês ou espanhol.
  8. O documento deve ser digitado em espaço 1,5cm, com margens de 3cm (superior, inferior e esquerda) e 2cm (direita), cuja página deve estar no tamanho A4. As páginas devem ser numeradas. A formatação do corpo do texto é fonte Calibri 12. O corpo do texto (parágrafos) deve ser justificado e digitado com espaçamento 1,5cm entre linhas. A primeira linha do parágrafo deve ter um deslocamento de 1,25 cm.
  9. O documento deve ser organizado em tópicos, sendo que cada seção deve ser digitada em letras maiúsculas (caixa alta) e as subseções apenas com as iniciais em maiúscula. Além disso, deve-se aplicar a numeração progressiva para documentos (ABNT NBR:6024/2003). Ex.: RESUMO; ABSTRACT; RESUMEN; 1 INTRODUÇÃO; 2 REFERENCIAL TEÓRICO; 2.1 Subseção do Referencial Teórico; 3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS; 4 ANÁLISE DOS RESULTADOS; 5 CONCLUSÃO; REFERÊNCIAS; etc.).
  10. É de responsabilidade do autor verificar se as figuras, gráficos, quadros e tabelas estão corretas. Deve iniciar título com letra maiúscula. Os gráficos, quadros e tabelas devem ser elaborados em formato editáveis. Devem indicar corretamente a fonte de onde foram extraídos, no caso de não serem elaboração própria. No corpo do texto devem ser apresentados conforme exemplos: A partir do exposto no Gráfico 1; De acordo com o revelado no Quadro 2; Conforme pode ser visto na Figura 1; etc.
  11. É de reponsabilidade do autor verificar se todas as citações estão corretas (nome do citado, ano da publicação e página da publicação), se constam nas referências e utilizam a ABNT NBR:10520/2023. A exatidão das citações utilizadas para a elaboração do conteúdo deve ser fidedigna.
  12. Todas as referências foram citadas e utilizam a ABNT NBR:6023/2018. A exatidão das referências utilizadas para a elaboração do conteúdo deve ser consistente. O(s) autor(es) deve(m) verificar se estão corretas. IMPORTANTE: Apenas as referências que foram citadas no corpo do texto devem ser referenciadas.
  13. O autor aplicou as normas da ABNT: ‘Resumo’ (NBR:6028); ‘Artigo em publicação periódica’ (NBR:6022); ‘Numeração progressiva das seções de um documento escrito’ (NBR:6024); ‘Trabalhos acadêmicos’ (NBR:14724); ‘Norma para datar’ (NBR:5892); bem como a norma de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf).
  14. Os endereços eletrônicos estão atualizados, válidos e ativos e informados corretamente quando existentes nas referências.
  15. O documento segue os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores e no modelo (template) disponibilizado pelo periódico RIPPMar.
  16. A contribuição é original e não está sendo avaliada para publicação em outro periódico, exceto no caso dos preprints, caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao Editor”.

Toda submissão de documento na plataforma OJS da RIPPMar é verificada com o software iThenticate, um produto da TurnItIn que é uma ferramenta de verificação de similaridade e de plágio.

A RIPPMar não publica documento que não apresente linguagem científica e que contenha erros gramaticais e/ou ortográficos. O autor é responsável pela tradução (quando for o caso) e correções ortográficas, gramaticais e de estilo do documento submetido na plataforma OJS.

O autor deve estar ciente de que qualquer violação dos direitos autorais, de leis de propriedade intelectual e códigos de ética em pesquisa são inaceitáveis e proibidos neste periódico.

O documento submetido na plataforma OJS em não conformidade com a Política Editorial e as normas editoriais da RIPPMar não é aceito para prosseguir no fluxo editorial.

O documento é publicado no idioma original da submissão na plataforma OJS, aceitos em português, inglês ou espanhol.

A RIPPMar se reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical no original, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando o estilo do autor. As versões do original são disponibilizadas no sistema OJS, durante as etapas do processo editorial.

A RIPPMar pode solicitar documentos suplementares ou anexos adicionais para auxiliar na avalição, no embasamento teórico e metodológico.

O documento publicado passa a ser propriedade da RIPPMar, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a licença Creative Commons CC BY adotada pelo periódico, devendo ser consignada a fonte de publicação original. Não são cobradas taxas de submissão, avaliação ou editoração.