Políticas Editoriais

O acesso e o compartilhamento de estudos acadêmicos-científicos gerados sobre uma determinada temática é essencial para propiciar conhecimento à sociedade. O acesso aberto à informação científica e aos dados de pesquisa fazem parte da Política Editorial da RIPPMar, garantindo que os conteúdos publicados em sua plataforma alcancem o maior número de leitores.

Originalidade

RIPPMar publica somente textos originais oriundos de pesquisa acadêmico-científica. Excepcionalmente pode reproduzir ou traduzir texto anteriormente publicado, desde que plenamente justificado e homologado pelo Conselho Editorial.

Sigilosidade

Os documentos submetidos a RIPPMar tramitam no processo editorial totalmente sob sigilo, exceto no caso dos preprints, seja em nível interno seja externo, aceitos ou recusados. A Equipe Editorial e os avaliadores ad hoc não estão autorizados a discutir documentos com terceiros, revelar informações sobre correspondência ou realizar interações que prejudiquem a sigilosidade do processo editorial.

Arbitragem

RIPPMar reserva-se ao direito de recusar documento mesmo depois de aceito, caso posteriormente seja evidenciado que há algum problema com o conteúdo ou que houve violação da Política Editorial. Tal decisão pode ser motivada por qualquer membro da Equipe e deve ser homologada pelo Conselho Editorial, a partir da descrição dos motivos.

Possibilita-se ao autor solicitar pedido de reconsideração ao Conselho Editorial, que analisa novamente o caso a partir da justificativa e explicação recebidas, visando homologar a decisão final. Caso haja evidência de parcialidade por parte de um dos membros do Conselho Editorial, a decisão deve ser reanalisada, visando que a arbitragem sobre o assunto seja ética e consistente. Possibilita-se apenas um único recurso para cada documento submetido ao periódico.

Responsabilidade e Sustentabilidade

RIPPMAR faz parte do Portal de Periódicos da FFC, utilizando a plataforma Open Journal Systems (OJS) e segue o regimento do Conselho de Editores de Periódicos Científicos da FFC.

Idiomas

RIPPMAR aceita documentos científicos nos idiomas português, espanhol e inglês.

Quantidade de Documentos

RIPPMAR permite a submissão de apenas 2 (dois) documentos científicos por autor (autoria única ou múltipla), por edição anual.