Formação de professores do curso de bacharelado em Serviço Social para a prática docente
DOI:
https://doi.org/10.36311/2447-780X.2021.v7.n2.p41Palabras clave:
Docência, Formação profisisonal, Serviço Social, Saberes plurais, Prática pedagógicaResumen
A docência em Serviço Social é uma atribuição privativa do Assistente Social, que deve ser formado em Bacharelado em Serviço Social, de acordo com o artigo V da Lei que regulamenta a profissão (Lei nº 8662/93). Todavia, a ausência de uma formação específica para a prática docente pode constituir-se em um problema que venha a interferir na qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos discentes? O presente artigo propõe-se a refletir sobre os limites, os desafios e as potencialidades da atuação docente em Serviço Social, tomando como referencial a experiência do Curso de Bacharelado em Serviço Social do IFCE campus Iguatu. Este estudo adotou como procedimento metodológico, a pesquisa qualitativa e como técnica, a pesquisa bibliográfica referente ao objeto de estudo, orientada pelo método histórico-dialético. Constatou-se que, para a docência em Serviço Social, é fundamental a articulação consciente das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa que conduzem à formação e ao exercício profissional crítico, a fim de viabilizar o Projeto ético-político da profissão, bem como a formação pedagógica voltada para o saber ensinar, imprescindível para o exercício da docência.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El documento publicado pasa a ser propiedad de la revista RIPPMar, quedando su reimpresión total o parcial sujeta a la licencia Creative Commons CC BY adoptada por la revista, debiendo citarse la fuente original de publicación. No se cobran tarifas de envío, evaluación o edición.