Formação de professores do curso de bacharelado em Serviço Social para a prática docente

Autores

  • Roberta Menezes Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE
  • Arliene Stephanie Menezes Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2021.v7.n2.p41

Palavras-chave:

Docência, Formação profisisonal, Serviço Social, Saberes plurais, Prática pedagógica

Resumo

A docência em Serviço Social é uma atribuição privativa do Assistente Social, que deve ser formado em Bacharelado em Serviço Social, de acordo com o artigo V da Lei que regulamenta a profissão (Lei nº 8662/93). Todavia, a ausência de uma formação específica para a prática docente pode constituir-se em um problema que venha a interferir na qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos discentes? O presente artigo propõe-se a refletir sobre os limites, os desafios e as potencialidades da atuação docente em Serviço Social, tomando como referencial a experiência do Curso de Bacharelado em Serviço Social do IFCE campus Iguatu. Este estudo adotou como procedimento metodológico, a pesquisa qualitativa e como técnica, a pesquisa bibliográfica referente ao objeto de estudo, orientada pelo método histórico-dialético. Constatou-se que, para a docência em Serviço Social, é fundamental a articulação consciente das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa que conduzem à formação e ao exercício profissional crítico, a fim de viabilizar o Projeto ético-político da profissão, bem como a formação pedagógica voltada para o saber ensinar, imprescindível para o exercício da docência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roberta Menezes Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE

    Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2007). Mestre e Doutora em Serviço Social (UFPE). Professora do curso de Serviço Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Coordenadora de Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado em Serviço Social do IFCE (Campus Iguatu).

  • Arliene Stephanie Menezes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE

    Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Integrante do grupo de pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO/UECE). E-mail: stephanie_ce@hotmail.com

Downloads

Publicado

2022-01-03

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

SOUSA, Roberta Menezes; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes. Formação de professores do curso de bacharelado em Serviço Social para a prática docente. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, SP, v. 7, n. 2, p. 41–60, 2022. DOI: 10.36311/2447-780X.2021.v7.n2.p41. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RIPPMAR/article/view/11744.. Acesso em: 3 dez. 2024.