TECNOLOGIA ASSISTIVA: PESQUISAS DESENVOLVIDAS EM PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores/as

  • Ligia Maria Presumido BRACCIALLI
  • Rita de Cássia Tibério ARAUJO
  • Aila Narene Dahwache Criado ROCHA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5763

Resumen

O estudo teve como objetivo descrever o cenário da produção em Tecnologia Assistiva no Brasil, com ênfase nas pesquisas de dissertações e teses sob os aspectos da temática direcionada a: mobiliário adaptado para o aluno com deiciência física e recurso auxiliar de ensino, perante distúrbios da motricidade como tema central ou periférico. Para a análise foi realizada a
busca de teses e dissertações produzidas no Brasil, com os descritores tecnologia assistiva, mobiliário, mobiliário escolar, mobiliário adaptado, cadeira no Banco de teses da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (IBICT) e com os descritores deiciência física e paralisia cerebral, no Banco de teses/CAPES. Realizou-se a leitura e análise dos resumos disponíveis e a classiicação foi efetuada em dois temas: (1) produção do conhecimento em TA com ênfase no mobiliário adaptado para o aluno com deiciência física; (2) aspectos da temática com ênfase no recurso auxiliar de ensino perante distúrbios da motricidade como tema central ou periférico. Encontrou-se uma predominância de estudos descritivos, desenvolvidos no mestrado, com foco na descrição de uso de tecnologias disponíveis ou no desenvolvimento de produto, porém sem a análise de usabilidade, sem a preocupação com uma abordagem multidisciplinar e com a percepção e envolvimento do usuário inal, a pessoa com deiciência, durante o processo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ligia Maria Presumido BRACCIALLI

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Rita de Cássia Tibério ARAUJO

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Aila Narene Dahwache Criado ROCHA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

2016-01-25

Número

Sección

Revisão de Literatura

Cómo citar

BRACCIALLI, Ligia Maria Presumido; ARAUJO, Rita de Cássia Tibério; ROCHA, Aila Narene Dahwache Criado. TECNOLOGIA ASSISTIVA: PESQUISAS DESENVOLVIDAS EM PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 2, n. 02, 2016. DOI: 10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5763. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5763.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a