CONTRIBUIÇÃO DA EQUOTERAPIA PARA A PARTICIPAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA DO PRATICANTE COM PARALISIA CEREBRAL EM DIFERENTES CONTEXTOS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n1.06.p48Resumo
A equoterapia definida como um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como instrumento cinesioterapêutico visa promover o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. Estudos apontam para a possibilidade de seu efeito positivo sobre os aspectos motores dos praticantes, porém, ainda existe pouca evidência sobre seu efeito na qualidade de vida e na participação destes em seus ambientes cotidianos. Este estudo teve por objetivo verificar se a equoterapia contribui para a qualidade de vida e participação de praticantes com paralisia cerebral nos contextos familiar, escolar e comunitário. Essa avaliação ocorreu com base na opinião de seis cuidadores primários de praticantes da equoterapia com diagnóstico de paralisia cerebral. Foram utilizados os seguintes critérios de inclusão: ser cuidador primário da criança com diagnóstico de paralisia cerebral há pelo menos seis meses; praticante com idade entre três e onze anos. Foram excluídos do estudo aqueles participantes responsáveis por praticantes que possuíram frequência menor que 75% nas sessões de equoterapia. Os cuidadores responderam às perguntas de três questionários padronizados. Na comparação dos dados obtidos, ao início e após nove meses de intervenção, segundo Teste Wilcoxon, constatou-se impacto favorável na qualidade de vida medida pelo Questionário PedsQl (p= 0.0938) e na participação na comunidade medida pelo Questionário PEM-CY (p= 0.0625) ). Conclui-se, pela importância do tratamento realizado, sobretudo quanto aos seus efeitos sobre o desenvolvimento e habilidades sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1