TECNOLOGIA ASSISTIVA: PESQUISAS DESENVOLVIDAS EM PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5763Abstract
O estudo teve como objetivo descrever o cenário da produção em Tecnologia Assistiva no Brasil, com ênfase nas pesquisas de dissertações e teses sob os aspectos da temática direcionada a: mobiliário adaptado para o aluno com deiciência física e recurso auxiliar de ensino, perante distúrbios da motricidade como tema central ou periférico. Para a análise foi realizada abusca de teses e dissertações produzidas no Brasil, com os descritores tecnologia assistiva, mobiliário, mobiliário escolar, mobiliário adaptado, cadeira no Banco de teses da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (IBICT) e com os descritores deiciência física e paralisia cerebral, no Banco de teses/CAPES. Realizou-se a leitura e análise dos resumos disponíveis e a classiicação foi efetuada em dois temas: (1) produção do conhecimento em TA com ênfase no mobiliário adaptado para o aluno com deiciência física; (2) aspectos da temática com ênfase no recurso auxiliar de ensino perante distúrbios da motricidade como tema central ou periférico. Encontrou-se uma predominância de estudos descritivos, desenvolvidos no mestrado, com foco na descrição de uso de tecnologias disponíveis ou no desenvolvimento de produto, porém sem a análise de usabilidade, sem a preocupação com uma abordagem multidisciplinar e com a percepção e envolvimento do usuário inal, a pessoa com deiciência, durante o processo.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-01-25
Issue
Section
Revisão de Literatura
License
- The works published in RDPEE are the sole responsibility of their authors. The authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-CC BY, which allows distribution, remixing, adaptation and creation from the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.
- The authors consent that their articles may be incorporated by RDPEE into indexers and databases that currently exist or may exist in the future; the owners of these databases may reproduce, transmit and distribute the texts, in whole or in part, in any form or means of electronic transmission that exists or may be developed in the future.
Qualis Capes (2017-2020)
Education: B1
How to Cite
BRACCIALLI, Ligia Maria Presumido; ARAUJO, Rita de Cássia Tibério; ROCHA, Aila Narene Dahwache Criado. TECNOLOGIA ASSISTIVA: PESQUISAS DESENVOLVIDAS EM PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 2, n. 02, 2016. DOI: 10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5763. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5763.. Acesso em: 22 nov. 2024.