CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE PESSOAS COM ESPECTRO DO AUTISMO

Autores/as

  • Mariana SAMPAIO
  • Regina Keiko Kato MIURA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5762

Resumen

Muitos professores, principalmente do ensino regular, confundem ou interpretam sobre a caracterização do espectro
autista com base no desenvolvimento cognitivo e estereótipos sociais atípicos, a despeito de variáveis distintas que interferem
no processo ensino-aprendizagem. O presente estudo visou descrever as concepções de professores do ensino fundamental I
sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com foco para questões de caracterização desses alunos e aspectos do processo de ensino-aprendizagem. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 professores que atuam com alunos que possuem esse diagnóstico. O estudo foi realizado em uma cidade do interior paulista. As entrevistas foram transcritas na íntegra e os relatos foram analisados por meio de seus conteúdos. As categorias temáticas estabelecidas foram: a) Conhecimentos sobre o conceito de Transtorno do Espectro Autista (TEA); b) Concepções sobre a interação social do aluno com TEA; c) Concepções sobre a
comunicação do aluno com TEA; d) Concepções sobre aspectos de comportamentos do aluno com TEA; e) Diiculdades em
relação ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos com TEA. Foi possível identiicar que 40% das professoras compreendem ou se aproximam da deinição que ressalta as diiculdades na interação social, comunicação e comportamento estereotipado. Os professores participantes da pesquisa não apresentaram resistência em receber alunos com o espectro do autismo. Além disso, relataram que as interações e as mediações com os colegas devem ser mais constantes e estabelecer um vínculo por meio de comunicação efetiva entre professor-aluno são aspectos importantes para o processo de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com TEA. A inclusão dos alunos com espectro do autismo no ensino regular pressupõe a formação de professores em serviço para maximizar o potencial de aprendizagem e ensino de habilidades sociais desses alunos.

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Biografía del autor/a

  • Mariana SAMPAIO

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Regina Keiko Kato MIURA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

2016-11-26

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

SAMPAIO, Mariana; MIURA, Regina Keiko Kato. CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE PESSOAS COM ESPECTRO DO AUTISMO. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 2, n. 02, 2016. DOI: 10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5762. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5762.. Acesso em: 22 nov. 2024.

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